ABORDANDO AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Priscila Cardoso Moraes IFRJ
  • Silvia Cristina de Souza Trajano IFRJ
  • Stella Maria Maffra IFRJ
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ

Resumen

O trabalho busca analisar produções teóricas recentes sobre a utilização da temática agrotóxicos no ensino de Química como elemento capaz de dinamizar a aprendizagem dos conteúdos contextualizando-os aos principais temas de relevância social. A intenção é viabilizar práticas educativas crítico-reflexivas no ensino de Ciências. Essa revisão teórica pretende buscar uma visão global dos aspectos relacionados ao assunto, propiciando uma leitura ampla e crítica sobre o tema.

Biografía del autor/a

Priscila Cardoso Moraes, IFRJ

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Possui especialização em Administração Escolar pela mesma universidade (2007). Atualmente exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É, também, professora regente do 1º segmento da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, atuando em atividades relacionadas ao ensino, a sua organização e planejamento.

Silvia Cristina de Souza Trajano, IFRJ

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2000); Especialização em Reengenharia e Gestão de Recursos Humano, Psicopedagogia Clínica e Escolar, Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual; Mestranda em Ensino de Ciências pelo IFRJ/ Nilópolis. Atualmente é Docente dos cursos de graduação de Matemática e Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Professora-tutora dos cursos a Distância CEDERJ- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, de Biologia, Física, Matemática e Pedagogia; Tutora-Coordenadora de Pedagogia. Experiência nas diversas modalidades da educação formal e não formal, T&D em diversas instituições sociais.

Stella Maria Maffra, IFRJ

Regularmente matriculada (início em 2010) no Mestrado Profissional em "Ensino de Ciências" do IFRJ-Campus Nilópolis. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Severino Sombra (1983) e graduação em Direito pela Universidade de Barra Mansa (2000) . Exerce advocacia como Atividade Liberal. Atuou como tutora-coordenadora da Fundação CECIERJ de 2003 a 2009. Atualmente é tutora presencial da Fundação CECIERJ em diversas disciplinas da Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFRJ, no Pólo de Volta Redonda. Também atuou durante um trimestre, como tutora a distância do IFRJ-Pinheiral, na disciplina Introdução a EAD. Exerce como concursada, desde julho de 2010, o cargo de TAE na UFRRJ.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1994) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pelo Instituto Militar de Engenharia (1999). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Adjunto do Instituto Federal do Rio de Janeiro (Nilópolis/RJ), onde desenvolve trabalhos na área de Educação em Química, junto ao curso de Licenciatura em Química, sendo também professor do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Publicado

2010-10-04

Cómo citar

Moraes, P. C., Trajano, S. C. de S., Maffra, S. M., & Messeder, J. C. (2010). ABORDANDO AGROTÓXICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 3(1). Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/74

Número

Sección

Artigos de Revisão