ELABORAÇÃO DE UMA NARRATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE ESTEQUIOMETRIA

Authors

  • Daniele de Oliveira Leite Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Jorge Cardoso Messeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Marcia Narcizo Borges Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e da Natureza (PPECN)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.514

Keywords:

ensino de química, estequiometria, narrativa.

Abstract

Esta pesquisa foi elaborada considerando as dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem dos conteúdos de Química, em especial a Estequiometria. A Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel afirma que o aluno aprende de forma efetiva quando o conhecimento prévio sobre determinado assunto é substituído pelo novo saber, proporcionando a construção do conhecimento de uma forma significativa para o aluno. Dessa forma, um recurso didático constituído por histórias fictícias vividas por dois adolescentes em fase escolar foi criado para motivar e contextualizar a aprendizagem. O enredo e os personagens foram desenvolvidos por um dos autores com o objetivo de criar um ambiente propício para a aprendizagem de forma que os alunos pudessem se identificar com os personagens buscando a motivação pelo estudo. A narrativa foi elaborada para estudar Estequiometria e sua abordagem se deu através do cotidiano vivenciado pelos personagens Nitrilla e Rutherfórdio. Essa narrativa, que recebeu o título “Desvendando o mundo da Estequiometria”, foi utilizada durante todo o mês de outubro de 2013, em um colégio de aplicação localizado no Estado do Rio de Janeiro, em todas as três turmas da 2º série do Ensino Médio computando 78 alunos no total. As opiniões dos alunos coletadas através de questionário semi-estruturado e debates em aula permitiram alterações que contribuíram para aperfeiçoamento do produto final. A avaliação da aprendizagem ocorreu de forma continuada através da investigação dos conhecimentos prévios, da participação em aula, da habilidade demonstrada na resolução de exercícios contextualizados e prova final. Assim, foi possível verificar que o material didático desenvolvido e a estratégia de abordagem apresentaram um grande potencial educativo, pois, além da abordagem lúdica do conteúdo, propiciaram melhoria tanto na aprendizagem quanto na relação docente-discente.

Author Biographies

Daniele de Oliveira Leite Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Daniela de Oliveira L. Rodrigues é mestre em Ensino de Ciências formada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN/UFF). Atua como professora de Química na Educação Básica, trabalhando em escolas públicas e particulares.

Jorge Cardoso Messeder, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor Associado I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ),  desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Marcia Narcizo Borges, Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e da Natureza (PPECN)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Associada IV do Departamento de Química Orgânica, Instituto de Química, UFF. Atua no Programa de Pós-graduação  em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN/UFF). Pesquisa  na área de Ensino de Química voltada para a formação inicial e continuada de professores e popularização científica em Centros e Museus de Ciências.

Published

2017-02-17

How to Cite

Rodrigues, D. de O. L., Messeder, J. C., & Borges, M. N. (2017). ELABORAÇÃO DE UMA NARRATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE ESTEQUIOMETRIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 01–16. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.514

Issue

Section

Relato de Experiência