A PERCEPÇÃO DE GRADUADOS EM QUÍMICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Danielle Silva Lima Malaquias Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Nilópolis, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PROPEC
  • Sheila Pressentin Cardoso Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Nilópolis, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PROPEC http://orcid.org/0000-0002-1822-8420

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.757

Palavras-chave:

PIBID, formação de professores, egressos

Resumo

O presente artigo relata pesquisa desenvolvida com a participação de treze graduados do curso de licenciatura em química do campus Nilópolis do IFRJ, que participaram como bolsistas do PIBID, tendo como objetivo identificar a contribuição do programa na formação acadêmica e permanência desses egressos como docentes. A metodologia foi de natureza qualitativa, com a coleta de dados ocorrendo por meio da aplicação de um questionário. Os egressos destacaram como aspectos positivos do projeto o conhecimento e a utilização de estratégias e metodologias de ensino diversificadas, o contato com a realidade escolar, a bolsa ofertada e a possibilidade de participação em eventos. Como pontos negativos apresentaram a precária estrutura presente em algumas escolas, questões administrativas do programa e a participação dos supervisores e professores das escolas conveniadas. Sete egressos estão atuando como docentes na educação básica, enquanto os demais estão participando de curso de capacitação. Metade dos entrevistados apontou a influência do projeto na decisão de permanecer na carreira docente, dentre outras contribuições para a formação de sua identidade profissional.

Biografia do Autor

Danielle Silva Lima Malaquias, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Nilópolis, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PROPEC

Licenciada em química, Mestre em ensino de ciências

Sheila Pressentin Cardoso, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Nilópolis, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PROPEC

Professora titular aposentada do IFRJ. Professora do mestrado profissional em ensino de ciências - PROPEC, campus NIlópolis.

Linhas de pesquisa, ensino de química, formação de professores, material didático para ensino de ciências

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)