A CIÊNCIA DOS CHEIROS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2545Palavras-chave:
Olfação, Órgão do sentido, Sistema nervoso, Perfume, BNCCResumo
A implantação da Base Nacional Comum Curricular trouxe desafios para os docentes, no sentido de organizar novos itinerários formativos e definir formas de abordar os conteúdos selecionados, em especial no ensino de Ciências. Nesta perspectiva, apresentamos o produto educacional fruto de uma dissertação de mestrado profissional em ensino de ciências, que disponibiliza a sequência de ensino investigativo denominada Ciência dos Cheiros. De natureza qualitativa, objetivo exploratório e envolvendo um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou uma sequência didática investigativa (SEI) tendo como tema gerador os perfumes, que foram usados para contextualizar a interação do sistema nervoso e os órgãos dos sentidos, destacando a olfação. A temática foi conduzida em um enfoque interdisciplinar e investigativo envolvendo conceitos da biologia e da química, com a SEI apresentando cinco etapas com metodologias e recursos didáticos diversificados, como leitura, debate, visita virtual a museu, modelos didáticos e experimento, visando promover a problematização e a relação dos conteúdos abordados com o cotidiano dos alunos. A aplicação da SEI ocorreu em uma turma de sexto ano do ensino fundamental, atendendo seu objetivo, com as atividades contribuindo para o ganho conceitual dos alunos sobre os temas abordados, mas também auxiliando na leitura e interpretação de textos, e no trabalho participativo e em grupo. O produto educacional, além da sequência de ensino investigativo, é composto por questões teóricas envolvendo a BNCC, ensino por investigação e interdisciplinaridade, dentre outros temas abordados na pesquisa, de modo a dar suporte aos docentes para utilizarem a SEI proposta em suas turmas.
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