PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: ASPECTOS DE UM CAMINHO A PERCORRER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2452

Palavras-chave:

Pesquisa bibliográfica, Teoria de aprendizagem, Vigotski

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica envolvendo a psicologia histórico-cultural, com o objetivo de auxiliar aquele que deseja se familiarizar com este arcabouço teórico a dele se aproximar, e a continuar percorrendo esse caminho de conhecimento, a fim de desenvolver práticas pedagógicas no ensino de ciências que tenham como compromisso favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens dos estudantes, garantindo a eles o seu protagonismo, além de promover uma aprendizagem colaborativa e a desenvolver nos estudantes a capacidade de aprender com seus pares. Ao longo do texto são apresentadas as origens da psicologia histórico-cultural com foco na vida de Vigotski, seguida de alguns pressupostos básicos sobre os quais ela se assenta, apontando e discutindo as funções psicológicas elementares e as funções psicológicas superiores e, por fim, as concepções de Vigotski no que concerne a aprendizagem, o desenvolvimento e a atividade, aspectos importantes no que diz respeito à dinâmica entre o processo de apropriação da cultura e o desenvolvimento dos processos funcionais. Tendo em vista a importância da psicologia histórico-cultural no processo de aprendizagem, e a complexidade dos textos de Vigotski, identificamos a necessidade de constantes investidas na divulgação e análise de seus estudos, inclusive porque alguns deles não são do conhecimento de muitos professores.

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Pinheiro, A. R., & Cardoso, S. P. (2024). PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: ASPECTOS DE UM CAMINHO A PERCORRER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152452. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2452

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