PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: ASPECTOS DE UM CAMINHO A PERCORRER PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2452Palavras-chave:
Pesquisa bibliográfica, Teoria de aprendizagem, VigotskiResumo
O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica envolvendo a psicologia histórico-cultural, com o objetivo de auxiliar aquele que deseja se familiarizar com este arcabouço teórico a dele se aproximar, e a continuar percorrendo esse caminho de conhecimento, a fim de desenvolver práticas pedagógicas no ensino de ciências que tenham como compromisso favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens dos estudantes, garantindo a eles o seu protagonismo, além de promover uma aprendizagem colaborativa e a desenvolver nos estudantes a capacidade de aprender com seus pares. Ao longo do texto são apresentadas as origens da psicologia histórico-cultural com foco na vida de Vigotski, seguida de alguns pressupostos básicos sobre os quais ela se assenta, apontando e discutindo as funções psicológicas elementares e as funções psicológicas superiores e, por fim, as concepções de Vigotski no que concerne a aprendizagem, o desenvolvimento e a atividade, aspectos importantes no que diz respeito à dinâmica entre o processo de apropriação da cultura e o desenvolvimento dos processos funcionais. Tendo em vista a importância da psicologia histórico-cultural no processo de aprendizagem, e a complexidade dos textos de Vigotski, identificamos a necessidade de constantes investidas na divulgação e análise de seus estudos, inclusive porque alguns deles não são do conhecimento de muitos professores.
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