SER PROFESSOR SIGNIFICA ESTAR CIENTE E ABERTO A NECESSIDADE DE CONSTANTES MUDANÇAS

Autores

  • Sheila Pressentin Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.816

Resumo

Ser professor significa estar ciente e aberto a necessidade de constantes mudanças. Essas mudanças envolvem desde a identificação e superação de carências na própria formação profissional, com o acompanhamento e assimilação de novas metodologias e propostas pedagógicas, até as alterações que ocorrem na sociedade e que se refletem no perfil dos estudantes e nas interações discursivas que se estabelecem na sala de aula. É nessa perspectiva que apresentamos o volume 8, número 2 da Revista Ciências & Ideias, que disponibiliza quatorze trabalhos científicos distribuídos em quatro seções, sendo cinco artigos científicos, seis relatos de experiência, dois artigos de revisão e uma resenha.

Biografia do Autor

Sheila Pressentin Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense (1992), Mestre em Química pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutora em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora titular aposentada do Instituto Federal do Rio de Janeiro (campus Nilópolis), no qual atuou como docente nos cursos técnicos de química, na licenciatura e no bacharelado em química, participando nas atividades de gestão como coordenadora do curso técnico de química, diretora de ensino e diretora-geral. Desde 2008 é professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC – do IFRJ, estando vinculada as linhas de pesquisa “formação de professores de ensino de ciências” e “processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza”.

ORCID: 0000-0002-1822-8420

Downloads

Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)