DOCÊNCIA DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID- 19: DESAFIOS, SUPERAÇÕES E ALGUMAS CONQUISTAS

Autores

  • Maura Ventura Chinelli Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ana Carolina Cellis Nascimento Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Ingrid Cavalcanti Chipoline Universidade Federal Fluminense – UFF Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Natália Matos Sanglar Costa Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2178

Palavras-chave:

Docência, Ensino de Química, Educação Básica, COVID-19

Resumo

Em janeiro de 2020 um novo tipo de coronavírus foi identificado: o SARS-CoV-2. Devido à alta transmissibilidade do vírus e à gravidade com que a COVID-19, doença por ele causada, se manifesta, mostrou-se necessário o isolamento social, o que afetou severamente os sistemas educacionais. Esses encontraram nas tecnologias de informação e comunicação – TIC uma solução possível para a emergência, o processo denominado como “ensino remoto”. Conhecer como professores de Química têm experenciado a docência durante esse período é o objetivo da pesquisa descrita. Trata-se de um estudo de caso em que um questionário de respostas abertas foi aplicado a professores de municípios localizados ao norte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O pensamento de Edgar Morin foi o fundamento para a construção dessa investigação (MORIN; CIURANA; MOTTA, 2009; MORIN, 2020), o que levou a uma abordagem sensível, aberta e complexa do próprio processo investigativo. Enquanto teorias educacionais organizadoras do estudo foram empregadas teorias pedagógicas, de acordo com Libâneo (2006) e Freire (1987). Para a interpretação das respostas usou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os resultados revelam desafios pedagógicos e pessoais enfrentados pelos professores no período de adaptação à emergência educacional, como também a forma como esses desafios foram superados, quais as impossibilidades identificadas e quais as reflexões que decorreram dessa experiência. Como conclusões tem-se que, diante dos problemas enfrentados, os professores encontraram soluções didáticas para sua ação profissional, mostrando-se inovadores, assim como evidenciaram seu lado humano e sensível frente às dificuldades dos alunos e colegas, reconhecendo a necessidade de aproximações e partilhas.

PALAVRAS-CHAVE: Docência; Ensino de Química; Educação Básica; COVID-19.

Referências

BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006

MORIN, Edgar. A aventura de O Método e Para uma racionalidade aberta. São Paulo: SESC, 2020

MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2009

OPAS – Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. [on-line]. S. d. Disponível em https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19#:~:text=Os%20coronav%. Acesso em 20 maio 2022

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Publicado

2022-09-19