IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LINHARES-ES
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2202Palabras clave:
Letramento científico, Pandemia da covid-19, Ensino de Ciências.Resumen
A chegada da pandemia de Covid-19 prejudicou a vida, o sistema único de saúde e o sistema educacional brasileiro. Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), alunos de todo país ficaram sem acesso presencial às salas de aula para evitar a proliferação do vírus que ainda era desconhecido. Como é direito do aluno ter acesso à Educação, novas metodologias de ensino foram adotadas como forma de suprir essa necessidade. Professores precisaram inovar nas estratégias para garantir o ensino proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e proporcionar aos alunos o desenvolvimento de determinadas habilidades e competências, bem como a alfabetização e letramento científico. Nesta pesquisa exploratória, apresentamos os resultados de um estudo realizado em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Linhares-ES, acerca de como a pandemia afetou a alfabetização e letramento científico desses estudantes. Objetiva-se apresentar os resultados de possíveis impactos que tal evento desencadeou sobre os 22 alunos da turma investigada. Dentre os resultados, desataca-se que a presença da criança na sala de aula é fundamental para a construção da alfabetização científica, pois conforme os dados obtidos, a falta de convívio social e a troca de experiências sobre os acontecimentos do cotidiano afetou a aquisição da alfabetização científica de alguns educandos no grupo investigado.
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