POR ONDE TEM ANDADO A SALA DE AULA?

Autores

  • Giselle Rôças de Souza Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.668

Resumo

Não é novidade que as práticas de ensino baseadas na exposição única e exclusiva de conteúdos por parte do professor não tem dado conta das salas de aula. A competição com o volume de informação, com a prontidão de acesso e com a virtualidade de saberes distando apenas um clique é desleal em muitos casos. Mas será que nós, professores, precisamos estar sempre nos reinventando? Eu diria que não. Se formos pensar na época do rádio, o que será que os professores falaram? E quando chegou a tv?! Que disparate não deve ter sido! Mesmo nos dias atuais, o acesso digital passa longe de ser democrático, não somente pela ausência de acesso, mas pelo analfabetismo, pelo preço dos equipamentos e outras questões.

Biografia do Autor

Giselle Rôças de Souza Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo um trabalho junto aos professores da Educação Básica e Superior, com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Associada I do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Atualmente participo de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. Integro o corpo docente do curso de Controle Ambiental do Ensino Médio Técnico e do Bacharelado de Produção Cultural, ministrando a disciplina Ciências Ambientais I, Ciência e Arte e Gestão de projetos ambientais. No período de junho de 2013 a outubro de 2014 atuei como Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais na área 46 - CAPES. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC - do IFRJ.

ORCID - 0000-0002-1669-7725

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)