PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO SOBRE O USO EDUCACIONAL DO CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1059Palavras-chave:
Práticas docentes, cinema, ensino de ciências, ensino médio, ficção científicaResumo
O presente artigo aborda a utilização do cinema como instrumento educacional em práticas docentes no Ensino Médio, tendo como sujeitos professores que trabalham no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) em instituição federal, especificamente atuantes em disciplinas básicas. O trabalho investigativo é decorrência de pesquisa de doutorado na área de Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - RJ) e constitui‑se como pesquisa qualitativa que busca ampliar a compreensão sobre como docentes concebem, planejam e realizam atividades com o cinema. As análises aqui apresentadas permitiram consolidar vínculo entre fundamentos teóricos-conceituais sobre o uso do cinema em ambientes educativos e o conjunto de informações levantadas a partir de entrevistas com os docentes participantes da investigação, coadunando teoria e prática.
Os resultados obtidos sinalizam que o potencial de uso do cinema vai muito além do caráter meramente ilustrativo, estabelecendo diálogos profícuos com características intrínsecas e relevantes para o Ensino de Ciências, como imaginação, reflexão crítica e conjecturabilidade. Assim, o estudo favorece o entendimento das reais vivências e desafios que professores enfrentam para implementação das suas atividades com o cinema no cotidiano de sala de aula e estimula, a outros pesquisadores e docentes, o aprofundamento no conhecimento e na realização de novas iniciativas, na perspectiva de agregar o componente artístico aos conhecimentos científicos, em diversificadas disciplinas e com estratégias variadas.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASTOS, Wagner Gonçalves, et al. A questão do reendereçamento na recepção audiovisual em uma aula de biologia. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), Florianópolis, 2017.
BRASIL. Medida provisória n. 2.228-1, de 6 de setembro de 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/mpv/2228-1.htm. Acesso em 03 jan 2018.
BUENO FISCHER, Maria Rosa. Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens. Revista Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 42-51, jan./abr. 2014.
COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo da. Projeto de pesquisa: Entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica; 2002.
DUFOUR. Éric. O cinema de ficção científica. Lisboa: Ed. Texto & grafia, 2012.
EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steve. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Luz, câmera e história: práticas de ensino com o cinema. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
GARDIES, René. Compreender o cinema e as imagens. Lisboa: Ed. Texto & Grafia., 2011.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
LEIVAS, Regina Zauk. Educação e cineclubismo em trânsito afetivo: cineclubar para educar. In: ALVES, Giovanni; MACEDO, Felipe (orgs). Cineclube, Cinema e Educação. Londrina, PR: Editora Práxis, 2010.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
MARTEL, Frederic. Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
McKEE, Robert. Story: substância, estrutura. Estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte & Letra, 2016.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MARTIN, Marcel. A linguagem Cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2013.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: É Realizações, 2014.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto; 2003.
NUNES, Edson de Oliveira. Educação Superior no Brasil: estudos, debates, controvérsias. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
PFROMM NETO, Samuel. Telas que ensinam: Mídia e aprendizagem do cinema ao computador. Campinas: Alínea; 2001.
PIASSI, Luis Paulo de Carvalho; PIETROCOLA, Maurício. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de “encontrar erros em filmes”. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p. 525-540, set./dez. 2009.
ROSENFELD, Anatol. Cinema: Arte e Indústria. São Paulo: Perspectiva, 2013.
TEIXEIRA, Inês Assunção de castro (et al.). Telas da docência: professores, professoras e cinema. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cilmar Santos de Castro, Francisco Romão Ferreira, Lucia Rodriguez De La Rocque, Eliane Portes Vargas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).