UMA ENTREVISTA COM MIA COUTO: RELIGANDO NARRATIVAS DE CONHECIMENTO

Autores

  • Denise Figueira de Oliveira Professora e pesquisadora em Pós-Doutorado Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.
  • Beatriz Brandão Professora do Departamento de Sociologia do IFCS-UFRJ
  • Maylta Brandão dos Anjos Professora do PROPEC - Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1218

Palavras-chave:

religar, narrativas, conhecimento

Resumo

UMA ENTREVISTA COM MIA COUTO: RELIGANDO NARRATIVAS DE CONHECIMENTO

Biografia do Autor

Denise Figueira de Oliveira, Professora e pesquisadora em Pós-Doutorado Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ-RJ. Possui Mestrado em Ciências(2006) pelo mesmo programa. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ((IFCS ? UFRJ-1994). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Ensino em Biociências e Saúde, como orientadora. Atuou como colaboradora da Pós-Graduação em Oncologia no Instituto Nacional do Câncer nos Projetos Extra-Muros. Tem experiência na área de Ensino em Biociências e saúde, com interesse nos seguintes temas: ciência, arte, educação em ciências, transdisciplinaridade, gênero, iniciação científica, prática docente e cooperação internacional em saúde.

Beatriz Brandão, Professora do Departamento de Sociologia do IFCS-UFRJ

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO (PPGCIS/PUC-RIO). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Professora Substituta do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Professora Colaboradora da Pós-graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Integrou a pesquisa sobre juventude, vulnerabilidade e inserção social na Itália, por meio do Intercâmbio entre UERJ - Tor Vergata e CREG - Centro di Ricerche Economiche e Giuridiche, onde realizou pesquisa com refugiados políticos em Roma. Possui Pós Graduação/ Especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo do Instituto de Pesquisa do Rio de Janeiro (EPPG/IUPERJ) e Especialização em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN. raduada em Ciências Sociais (Licenciatura) e em Comunicação Social - Jornalismo. É colunista colaboradora do jornal Le Monde Diplomatique. Pesquisa temas relacionados às dinâmicas e trajetórias institucionais, com ênfase em abrigos para refugiados e Comunidades Terapêuticas centradas na recuperação de usuários de drogas e ex traficantes, que dialogam com a lógica do crime e remissão. Atualmente, é pesquisadora associada ao Laboratório de Estética e Política da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEP-ECO-UFRJ) em que desenvolve pesquisa sobre interação social de refugiados no Brasil por meio de mobilizações artísticas.

Maylta Brandão dos Anjos, Professora do PROPEC - Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora Geral do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas.

Referências

REFERÊNCIAS

BARROS, M. de. Menino do Mato/Manoel de Barros.1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.120p.

LIPOVETSKY, G. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada/Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, São Paulo, Companhia das Letras, 2011.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.17ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)