O LÚDICO NO ATUAL ENSINO NORMAL NO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO EM UM INSTITUTO ESTADUAL
Resumo
A LDB/96 permite a atuação, na educação infantil e no ensino fundamental I, de professores de nível médio advindos do curso Normal. De acordo com a reorientação curricular da SEEDUC, os alunos-professores desse curso permanecem em formação por três ou quatro anos, cumprindo uma carga horária de 4800 ou 5160 horas. Nessa formação, diversas são suas atribuições e responsabilidades, como a de cursar disciplinas de base nacional comum e as profissionais, além de fazer o estágio, durante os três ou quatro anos em que permanece em formação. O estágio é interpretado como um momento dialógico entre teoria e prática. Dentre tantos quesitos que devem ser conhecidos, encontra-se o lúdico como estratégia didática para o ensino, o qual emerge como um recurso que o professor pode usar em sua atuação. O presente estudo visa conhecer qual o papel do lúdico nesse curso a partir da aplicação de 54 questionários junto a um grupo de alunos de uma escola Normal na Baixada Fluminense. De acordo com a reorientação, o lúdico compõe o rol de conhecimentos que os alunos-professores devem ter. Para alcançar tal objetivo, os questionários foram submetidos à análise de conteúdo, sendo criadas categorias representativas das respostas desses alunos. Por meio da análise, percebeu-se a fragilidade quanto ao aspecto lúdico na unidade escolar, provavelmente por serem muitas as demandas que os alunos devam cumprir. Entretanto, dos participantes, 70% relataram conhecer tal estratégia, apontando que, mesmo superficialmente, tais alunos a reconhecem, necessitando de uma contínua formação e pesquisa enquanto docente para aprimorar o uso de tal recurso e, assim, colaborar para o ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Curso Normal; Estratégia didática; Lúdico.