AUTONOMIA DOCENTE, PLATAFORMAS DIGITAIS E AS BIOCIÊNCIAS: UM ESTUDO AUTOBIOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2179Palavras-chave:
Autobiografia 1, Autonomia docente 2, Biociências 3, Ensino remoto emergencial 4, Esvaziamento curricular 5.Resumo
RESUMO
Na pesquisa autobiográfica há uma amálgama entre autor e fatos particulares das várias fases da vida de uma pessoa. Aqui a fase é: a educação básica pública do Rio de Janeiro com o ensino remoto emergencial e aplicativos com currículos prescritivos pela ótica docente ocorrido em 2021. O estudo objetiva apresentar os conteúdos de Biociências de um aplicativo, e, problematiza como reassumir a autonomia docente retirada por meio de aplicativo com os conteúdos curriculares das disciplinas. Para isso, uma pesquisa autobiográfica foi realizada, bem como uma descritiva no currículo das Biociências presentes no aplicativo. Para averiguar os dados foi usada a análise de conteúdo com as três categorias já pontuadas na Base Nacional Comum Curricular. Os resultados apontam que há controle e esvaziamento curricular em Biociências e para que reassumam a docência e acabem com a tutoria, os docentes precisam se movimentar, como: formação continuada, sindicalizar-se e ocupar espaços nas esferas de debates.
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