DESAFIO EDUCACIONAL DO NOSSO SÉCULO

Autores

  • Lêda Glicério Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/issn.2176-1477.2017v8i1

Resumo

Decorrido quase 20 anos do início do século XXI, vivemos mudanças cada vez mais rápidas de hábitos e costumes, que acabam por refletir nas práticas de ensino. O mundo globalizado impõe a necessidade de sabermos interagir, em todos os espaços, com o “outro diferente”. É preciso, cada vez mais, refletir sobre a prática docente. Nesse sentido, Libâneo (2011) reforça, que para se enfrentar os desafios do avanço acelerado da ciência e da tecnologia e do relativismo moral, é preciso um maciço investimento na educação escolar. Que professores precisam de uma formação profissional mais aprofundada, com propósitos éticos para lidar com a diversidade cultural e a diferença.

Biografia do Autor

Lêda Glicério Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e graduação em Licenciatura plena em Química - PROGRAMA ESPECIAL pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Atualmente é professor de ensino tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Especialista em Homeopatia (IHB); Especialista, Mestra e Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ). Fez Doutorado Sanduíche em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra. Editora da Revista Científica Ciências&Ideias. Áreas de interesse: Ensino Farmacêutico; Ensino de Química, Ensino de Ciências, Deontologia e Ética, Boas Práticas de Fabricação, Ciência e arte, Relações de gênero, Tecnociência

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Editorial