CIÊNCIA E ARTE: A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO MATERIAL PARADIDÁTICO NO ENSINO DA ESPOROTRICOSE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2462Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Ciência e arte, Biologia e quadrinhosResumo
Um dos maiores desafios em sala de aula atualmente é fazer com que os alunos se interessem pelo conteúdo uma vez que, na dinâmica atual do mundo conectado, o material textual clássico com frequência torna-se cansativo. Por esse motivo, uma abordagem metodológica diferente é uma ferramenta essencial no ensino de ciências e de atualidades. As histórias em quadrinhos trabalham com a linguagem textual e visual de forma atrativa e interessante, prendendo a atenção do leitor e facilitando a comunicação entre aluno e professor. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar uma história em quadrinhos criada com o intuito de informar, de forma lúdica, sobre a esporotricose. Para desenhar e colorizar as ilustrações, utilizamos uma mesa digitalizadora Wacon, junto com o software Painted 6. As informações presentes no trabalho foram obtidas através da revisão bibliográfica de artigos acadêmicos e de dados de sites do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz. Como exemplo, foi escolhido o tema da esporotricose, zoonose que vem afetando felinos domésticos e se tornou um problema especialmente nas colônias de gatos de rua.
Referências
ÁVILA, P. B. V.; ALVES, M. S. A utilização de histórias em quadrinhos como estratégia para o ensino de teorias evolutivas. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 3, n. 3, 2024.
BALBINOT, Margarete Cristina. Uso de modelos, numa perspectiva lúdica, no ensino de ciências. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola; 2005.
BARROS, Monica Bastos de Lima et al. Esporotricose: a evolução e os desafios de uma epidemia. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 27, p. 455-460, 2010.
COELHO JUNIOR, J. B. L., MEDRADO, L., SANTOS, D. P. D., & NOGUEIRA, J. M. D. R. Microbiologia em quadrinhos: uma tarde com a Escherichia coli. Revista Brasileira de Microbiologia, v. 52, n. 4, p. 328-362, 2020.
DA SILVA, Keliene Christina. Quadrinhos na sala de aula: dimensões simbólicas e ressignificação de conteúdos no processo de produção do conhecimento histórico. IV Congresso de Educação – CONEDU. 2017.
DE SANTANA, Danilo Reynan; DE SOUZA NETO, Luiz Gonzaga; DA SILVA, Luiz Augustinho Menezes. Uma proposta para construção de tirinha para o ensino de zoologia: da idealização e elaboração. Revista Ciências & Ideias, ISSN: 2176-1477, v. 11, n. 1, p. 298-322, 2020.
GREMIÃO, Isabella Dib Ferreira et al. Tratamento cirúrgico associado à terapia antifúngica convencional na esporotricose felina. Acta Scientiae Veterinariae, v. 34, n. 2, p. 221-223, 2006.
GHENO, Simara Rodrigues; DA SILVA ROCHA, Ana Gabriela; DAL-FARRA, Rossano André. Estágio supervisionado em biologia: articulando saberes na formação de professores. Pedagogia em Foco, v. 11, n. 5, p. 81-94, 2016.
GONDIM, A. L. C. L.; LEITE, A. K. A. Aspectos gerais da esporotricose em pequenos animais e sua importância como zoonose. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 10, n. 2, p. 37-44, 2020.
GUIMARÃES, Edgard. História em quadrinhos como instrumento educacional. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; 2001.
Ministério da Saúde. HC cria laboratório de esporotricose. Publicado em 09/03/2017 17:25h. Disponível em: <https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hc-ufpe/comunicacao/noticias/hc-cria-ambulatorio-de-esporotricose>. Acesso em: 24/06/2021.
MOTHÉ, Gabriele Barros; DE SOUZA BAPTISTA, Andréa Regina. Felino versus fungo: o enigma da relação dos gatos com a esporotricose. AYA Editora, 2023.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Papirus editora, 1999.
LIMA, Rebeca Mól; SILVA, William Lucas Ferreira da; LAZZARINI, Jordana de Abreu; RAPOSO, Nádia Rezende Barbosa. Esporotricose brasileira: desdobramentos de uma epidemia negligenciada. Rev. APS, abr./jun.; 22 (2): 405-422, 2019.
NARANJO, M. Quadrinhos e educação: parceria que dá certo. 2000.
PEREIRA, Sandro Antonio; SCHUBACH, Tania Maria Pacheco; GREMIÃO, Isabela Dib Ferreira; DA SILVA, Denise Torres; FIGUEIREDO, Fabiano Borges; DE ASSIS, Núbia Vieira; PASSOS, Sonia Regina Lambert. Aspectos terapêuticos da esporotricose felina. Acta Scientiae Veterinariae, v. 37, n. 4, p. 311-321, 2009.
PINTO, Aparecida Marcianinha. As novas tecnologias e a educação. Anped Sul, v. 6, p. 1-7, 2004.
RAMOS, Paulo. Histórias em quadrinhos na formação de professores: uma discussão necessária. Pereira, S. & Toscano, M. (Eds), p. 432-443, 2015.
RODRIGUES, Anderson Messias et al. Phylogenetic analysis reveals a high prevalence of Sporothrix brasiliensis in feline sporotrichosis outbreaks. PLoS Negl Trop Dis, v. 7, n. 6, p. e2281, 2013.
SANTOS, Agna Ferreira et al. Guia prático para enfrentamento da esporotricose felina em Minas Gerais. Revista Veterinária & Zootecnia em Minas, v. 137, n. 38, p. 16-27, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raquel Marques do Couto, Fernanda Neves Siviero, Níckollas Silva do Couto, André Luiz Batouli Santos, André Ricardo de Carvalho Saraiva, Julio Cesar Coppola, João Batistas Lopes Coelho Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).