CIÊNCIA E ARTE: A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO MATERIAL PARADIDÁTICO NO ENSINO DA ESPOROTRICOSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2462

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Ciência e arte, Biologia e quadrinhos

Resumo

Um dos maiores desafios em sala de aula atualmente é fazer com que os alunos se interessem pelo conteúdo uma vez que, na dinâmica atual do mundo conectado, o material textual clássico com frequência torna-se cansativo. Por esse motivo, uma abordagem metodológica diferente é uma ferramenta essencial no ensino de ciências e de atualidades. As histórias em quadrinhos trabalham com a linguagem textual e visual de forma atrativa e interessante, prendendo a atenção do leitor e facilitando a comunicação entre aluno e professor. Assim, a proposta deste trabalho é apresentar uma história em quadrinhos criada com o intuito de informar, de forma lúdica, sobre a esporotricose. Para desenhar e colorizar as ilustrações, utilizamos uma mesa digitalizadora Wacon, junto com o software Painted 6. As informações presentes no trabalho foram obtidas através da revisão bibliográfica de artigos acadêmicos e de dados de sites do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz. Como exemplo, foi escolhido o tema da esporotricose, zoonose que vem afetando felinos domésticos e se tornou um problema especialmente nas colônias de gatos de rua.

Biografia do Autor

Raquel Marques do Couto, Centro universitário FAEL

Licenciada e ciências biológicas, pela Faculdade Unilagos, Araruama. Pós-graduanda em Análises clínicas e Toxicologia, pelo Centro Universitário Unifael.

Fernanda Neves Siviero, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor da Faculdade União Araruam de Ensino. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de população, invertebrados marinhos, mudanças climáticas. Tem experiência em taxonomia de paleoinvertebrados do Devoniano (Conularias) e projetos de divulgação científica.

Níckollas Silva do Couto, Colégio Futuro

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade União Araruama de Ensino e professor no Colégio Futuro (unidade Araruama)

André Luiz Batouli Santos, Programa de Ensino em Biociências e Saúde – FIOCRUZ

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, possui mestrado em saúde pública concluído na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ, e atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz - IOC/FIOCRUZ. É professor da disciplina de Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC e na Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro - SECTI, onde orienta alunos de pré-iniciação científica. Tem experiência na área de educação, ecologia e saúde pública, atuando em pesquisas e projetos de extensão relacionados à saúde dos ecossistemas, ensino em biociências e educação ambiental.

André Ricardo de Carvalho Saraiva, Universidade de Vassouras

Doutor em Sistemas de computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2017, mestre em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil, pós-graduando em Arquitetura e Projeto de Cloud Computing na Universidade Estácio de Sá (UNESA), graduado em Tecnologia de Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Brasil e Licenciado em Matemática na Universidade Norte Paraná (UNOPAR). Credenciado pela EXEED com certificação EXIN Information Security Foundation based on ISO/IEC 27001.Desenvolvo pesquisas na área de Redes de Sensores Sem Fio, com foco especial em eficiência energética e roteamento. Participação no Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Infraestrutura Virtualizadas para Cidades Inteligentes da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Dell-EMC e membro do Laboratório de Pesquisa MídiaCom para Comunicação de Dados Multimídia, do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tutor a distância do Curso de Tecnologia de Sistemas de Computação da Universidade Federal Fluminense através do consórcio UAB/CECIERJ/CEDERJ desde 2019 e professor assistente II do curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras nos Campus de Maricá e plo de Saquarema desde 2022, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia de Software do Campus Maricá da Universidade de Vassouras e Coordenador do Curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, polo de Saquarema - RJ.

Julio Cesar Coppola, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, ETE Helber Vignoli Muniz

Graduado em Português/Literatura. Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ. 

João Batistas Lopes Coelho Junior, Universidade de Vassouras

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, pesquisando sobre reflexões de professores e estudantes universitários sobre o uso de novas tecnologias no ensino por meio de imersão em realidade virtual desenvolvida em rotoscopia. Mestre em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em licenciatura em Ciências Biológicas (Ferlagos) e em licenciatura em Informática (Uniasselvi). Avaliador de instituições de educação superior, integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. 

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Couto, R. M. do, Siviero, F. N., Couto, N. S. do, Santos, A. L. B., Saraiva, A. R. de C., Coppola, J. C., & Coelho Junior, J. B. L. (2024). CIÊNCIA E ARTE: A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO MATERIAL PARADIDÁTICO NO ENSINO DA ESPOROTRICOSE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152462. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2462

Edição

Seção

Produto Educacional