A EDUCAÇÃO ALIMENTAR NOS DOCUMENTOS DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Andreia Freitas Zompero Unopar
  • Rosimeire Midori Suzuki Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima
  • Carlos Eduardo Laburú
  • Fernanda Frasson

Resumen

Neste estudo, tivemos por objetivo analisar os documentos de ensino quanto às orientações propostas para o trabalho com o tema alimentação na Educação Básica. Para tanto, foram analisados o Referencial Curricular para Educação Infantil, Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais 1º e2º ciclos, Parâmetros Curriculares Nacionais Ciências Naturais 3º e 4ª ciclos Parâmetros Curriculares Nacionais Meio Ambiente e saúde – Tema Transversal Saúde, e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, intitulada Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Os documentos apontam a necessidade de que a Educação Nutricional seja realizada com alunos ainda na Educação Infantil, claramente enfatizando os aspectos referentes à aprendizagem não somente dos conceitos, mas também de procedimentos e atitudes referentes ao tema. Apontam, também, que o assunto alimentação seja abordado por meio de atividades que possibilitem aos alunos a resolução de situações-problema reais, promovendo, assim, a reflexão e a conscientização dos estudantes frente às questões que envolvem alimentação.

Biografía del autor/a

Andreia Freitas Zompero, Unopar

Docente do curso de mestrado em Ensino linguagenes e tecnologias na Unopar. Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrinna

Publicado

2015-08-07

Cómo citar

Zompero, A. F., Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima, R. M. S., Laburú, C. E., & Frasson, F. (2015). A EDUCAÇÃO ALIMENTAR NOS DOCUMENTOS DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 6(2), 71–82. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/376

Número

Sección

Artigos de Revisão

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