A TEMÁTICA SEXUALIDADE NAS PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL.

Autores

  • Andreia Freitas Zompero Unopar
  • Cristiane Mota Leite UNOPAR
  • Douglas Caldeira Giangarelli UNOPAR
  • Maurílio Cristiano Bergamo UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.783

Palavras-chave:

Sexualidade, Educação Básica, Propostas Curriculares.

Resumo

Este estudo apresenta um estudo documental de propostas curriculares para Educação Básica no que se refere ao trabalho e orientações pedagógicas sobre a temática “sexualidade”. O objetivo do estudo foi apontar e discutir os encaminhamentos para o trabalho com a educação sexual na escola a partir de um amplo levantamento realizado. Foram analisados Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica: diversidade e inclusão, Cadernos SECADI sobre Gênero e diversidade sexual na escola e a Base Nacional Curricular Comum. Os dados obtidos com as análises dos materiais mostram que em todos os documentos há menção aos temas relativos às questões biológicas, gênero e diversidade sexual, porém, há ênfase diferenciada quanto a esses temas nos materiais analisados.  

Biografia do Autor

Andreia Freitas Zompero, Unopar

Docente do curso de mestrado em Ensino linguagenes e tecnologias na Unopar. Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrinna

Cristiane Mota Leite, UNOPAR

Graduaçãoem Odontologia. Doutora em Ciências. Docente do curso de Ciências Biológicas

Douglas Caldeira Giangarelli, UNOPAR

Graduação em Ciências Biológicas. Doutor em Genética.

Docente do cursos de Ciências Biológicas

Maurílio Cristiano Bergamo, UNOPAR

Graduação em Ciências Biológicas. Mestre em Genética. Docente do Curso de Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)