PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O RIO URUGUAI

Autores/as

  • Edward Frederico Castro Pessano
  • Eliziane da Silva Dávila
  • Marlise Grecco Silveira
  • Claudia Lisiane Azevedo Pessano
  • Vanderlei Folmer
  • Robson Puntel

Resumen

O presente trabalho busca apresentar as percepções socioambientais de alunos do último ano do ensino fundamental sobre o rio Uruguai e comparar as concepções em relação às localizações geográficas das escolas. A pesquisa foi realizada, em 2011, em cinco escolas de Uruguaiana/RS. Para a obtenção dos dados, foram aplicadas atividades de representações gráficas, concepções textuais e questionário quali-quantitativo. Os resultados demonstraram que a temática “rio Uruguai” é pouco trabalhada nas escolas, mas mesmo quando desenvolvida, alguns alunos permanecem com percepções fragmentadas ou inadequadas. Além disso, o estudo permitiu verificar diferenças nas percepções dos estudantes em relação à localização geográfica das escolas. De um modo geral, nas escolas próximas ao rio, este é trabalhado de forma mais expressiva do que em escolas distantes, o que pode contribuir para as diferenças nas percepções aqui relatadas. A partir disso, o trabalho visa contribuir com futuras ações educacionais, sugerindo a abordagem do rio Uruguai, tanto para a promoção da educação ambiental quanto para a contextualização dos conteúdos formais.

Palavras-chave: Percepções socioambientais; Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Uruguaiana/RS.

Publicado

2014-10-06

Cómo citar

Pessano, E. F. C., Dávila, E. da S., Silveira, M. G., Pessano, C. L. A., Folmer, V., & Puntel, R. (2014). PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O RIO URUGUAI. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 61–84. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/323

Número

Sección

Artigos Científicos

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>