ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A fase da vida que compreende a infância é um período de intensas modificações e de formação dos hábitos alimentares, o que justifica a importância da educação nutricional visando à promoção da saúde na fase adulta. Assim, este estudo se propôs a investigar as percepções de crianças da Educação Infantil acerca dos hábitos alimentares saudáveis e, além disso, avaliar a eficácia de intervenções lúdicas. O estudo foi dividido em 3 fases, o pré e o pós-teste foram realizados através de recortes e colagens, e a intervenção ocorreu durante as aulas de Educação Física através de atividades recreativas. Participaram da pesquisa 43 crianças divididas em dois grupos. Com os resultados obtidos verificou-se que as crianças não possuíam noções de hábitos alimentares saudáveis no pré-teste. No pós-teste para o Grupo Controle (GC) não foram encontradas mudanças nas percepções das crianças comparadas ao pré-teste. Para o Grupo Intervenção (GI) aumentou a ocorrência dos alimentos saudáveis e reduziu a dos que não são recomendados para uma alimentação adequada. Desta forma, constatou-se que as intervenções potencializaram o conhecimento das crianças do GI sobre hábitos alimentares saudáveis e que esta pode ser uma estratégia eficaz para a educação nutricional na Educação Infantil.