CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Werner Zacarias Lopes Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Av. Roraima nº 1000 – Cidade Universitária – Bairro Camobi – Santa Maria/RS, Brasil.
  • Rhenan Ferraz de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, IF Farroupilha Campus Alegrete – RST 377 – Km 27 – 2º Distrito do Passo Novo – Alegrete/RS, Brasil.
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana - BR 472 - Km 592 - Caixa Postal 118 – Uruguaiana/RS, Brasil.
  • Robson Luiz Puntel Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana - BR 472 - Km 592 - Caixa Postal 118 – Uruguaiana/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.473

Palavras-chave:

alfabetização científica, ciência, tecnologia e sociedade, ensino de ciências, unidocentes.

Resumo

Na perspectiva de esclarecer como os temas Alfabetização Científica (AC) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) são tratados no Ensino de Ciências nas escolas, propôs-se uma aproximação junto aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de um município gaúcho, pretendendo compreender as suas concepções sobre a AC e a abordagem CTS, ainda, buscando identificar como se configura as relações entre esses temas em suas atividades pedagógicas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa compreensivo-interpretativa, constituindo-se por uma amostra de 58 professores de escolas públicas municipais de Alegrete, RS. Os professores responderam a um questionário elaborado pelos pesquisadores. Pelos achados, notou-se que a grande maioria dos professores demonstra não conhecer o significado da AC e CTS, também, parte dos professores (68,96%) mencionaram que a abordagem CTS não foi contemplada na matriz curricular em seus cursos de formação inicial. E mais, que 96,56% dos professores relataram não possuir cursos ou pós-graduação que contemplassem as temáticas AC e CTS. Referindo-se de como se dá o trabalho docente na proposta da AC na abordagem CTS, verificou-se que grande parte deles apresentaram dificuldades para exemplificar como essa proposta pode ser trabalhada/abordada no ensino de Ciências nos Anos Iniciais por meio de suas atividades docentes. Além disso, a maioria deles relataram não estar preparados para abordar essa temática em suas práticas pedagógicas, bem como uma parte desses educadores (22,5%) descreveu não possuir conhecimento suficiente sobre as concepções do tema proposto. Em vista disso, percebendo existir uma carência ao aventar esse tema nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, acredita-se que se devam propor estratégias e ações formativas aos professores, como cursos de capacitação, tornando-se uma ferramenta imprescindível para que profissionais da educação possam contribuir, com mais propriedade em suas atividades pedagógicas, a uma crescente qualidade no ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Werner Zacarias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Av. Roraima nº 1000 – Cidade Universitária – Bairro Camobi – Santa Maria/RS, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciências, UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil. Professor Municipal de Educação Básica de Alegrete, Alegrete/RS, Brasil.

Rhenan Ferraz de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, IF Farroupilha Campus Alegrete – RST 377 – Km 27 – 2º Distrito do Passo Novo – Alegrete/RS, Brasil.

Mestrando em Educação em Ciências, UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil. Mestrando em Educação Física, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil. Especialista em Educação Física Escolar, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil. Especialista em Educação em Ciências, Unipampa, Uruguaiana/RS, Brasil.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana - BR 472 - Km 592 - Caixa Postal 118 – Uruguaiana/RS, Brasil.

Fisioterapia, UFSM, Santa Maria/RS, Brasil. Mestrado em Educação em Ciências, UFRGS, POA/RS, Brasil. Doutorado em Bioquímica, UFSM. Pós-Doutorado em Bioquímica, Universidade de Lisboa - Portugal. Professor Adjunto, UNIPAMPA Campus Uruguaiana, Coordenador do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ.

Robson Luiz Puntel, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana - BR 472 - Km 592 - Caixa Postal 118 – Uruguaiana/RS, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas (2004), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica; 2006) e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica; 2008) - UFSM, Santa Maria/RS, Brasil. Professor Adjunto, UNIPAMPA Campus Uruguaiana.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Lopes, W. Z., Jesus, R. F. de, Folmer, V., & Puntel, R. L. (2017). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(1), 01–22. https://doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.473

Edição

Seção

Artigo Científico

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