DIAGNÓSTICO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SOBRE A TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Emerson de Lima Soares Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.646

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Interdisciplinaridade, Transversalidade, Currículo, Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo analisa a constituição de um Projeto Político Pedagógico, no Ensino Fundamental, verificando se a transversalidade e a interdisciplinaridade são contempladas no documento, sendo este uma das principais ferramentas de concretização do currículo. A metodologia da pesquisa se baseou na análise documental e configura-se como investigação qualitativa. Os resultados da análise revelaram a desatualização do PPP diante das novas propostas educacionais de atualização curricular. Consta, no corpo do documento, o objetivo de formar cidadãos críticos e participativos, porém não expõe indicações referentes ao desenvolvimento de ações interdisciplinares e de articulação dos conhecimentos pertinentes aos Temas Transversais que visem colaborar nesta proposta. Os dados permitem concluir a necessidade de mobilização dos gestores, através dos segmentos escolares, no intuito de atualizar o PPP e contemplar a inserção dessas ações no currículo escolar do EF.

Biografia do Autor

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Educação em Ciências:Química da Vida e Saúde (UFSM); Graduada em Ciências da Natureza - Licenciatura (Unipampa)

Emerson de Lima Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Educação em Ciências:Química da Vida e Saúde (UFSM); Graduada em Ciências da Natureza - Licenciatura (Unipampa)

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutorado em PPG Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2015)
Supervisor do Pacto - PNEM da Universidade Federal do Pampa , Brasil, Professor da Universidade Federal do Pampa, Brasil

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2004)
Professor Associado I da Universidade Federal do Pampa , Brasil

Downloads

Publicado

2018-05-08

Como Citar

Carrazoni Lopes Viçosa, C. S., de Lima Soares, E., Castro Pessano, E. F., & Folmer, V. (2018). DIAGNÓSTICO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SOBRE A TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 1–19. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.646

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>