DIAGNÓSTICO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SOBRE A TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.646Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, Interdisciplinaridade, Transversalidade, Currículo, Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo analisa a constituição de um Projeto Político Pedagógico, no Ensino Fundamental, verificando se a transversalidade e a interdisciplinaridade são contempladas no documento, sendo este uma das principais ferramentas de concretização do currículo. A metodologia da pesquisa se baseou na análise documental e configura-se como investigação qualitativa. Os resultados da análise revelaram a desatualização do PPP diante das novas propostas educacionais de atualização curricular. Consta, no corpo do documento, o objetivo de formar cidadãos críticos e participativos, porém não expõe indicações referentes ao desenvolvimento de ações interdisciplinares e de articulação dos conhecimentos pertinentes aos Temas Transversais que visem colaborar nesta proposta. Os dados permitem concluir a necessidade de mobilização dos gestores, através dos segmentos escolares, no intuito de atualizar o PPP e contemplar a inserção dessas ações no currículo escolar do EF.Downloads
Publicado
2018-05-08
Como Citar
Carrazoni Lopes Viçosa, C. S., de Lima Soares, E., Castro Pessano, E. F., & Folmer, V. (2018). DIAGNÓSTICO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SOBRE A TRANSVERSALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 1–19. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.646
Edição
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Artigo Científico
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Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
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