TEMA TRANSVERSAL SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marcelli Evans Telles dos Santos Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande
  • Cristiane Barbosa Soares Universidade Federal do Pampa
  • Dandara Fidélis Escoto Universidade Federal do Pampa
  • Diogo Onofre Gomes de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Copetti Universidade Federal do Pampa
  • Marlise Grecco de Souza Silveira 10ª Coordenadoria Regional de Educação
  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Temas Transversais, formação de professores, prática docente

Resumo

A saúde é considerada um dos Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e deve estar contemplada na formação do estudante desde o início da escolarização, pois é nesta fase que há a construção dos hábitos de vida os quais tendem a persistir na idade adulta. Este estudo objetivou investigar a formação dos professores unidocentes, atuantes nos Anos Iniciais da Educação Básica, e as suas práticas pedagógicas acerca do Tema Transversal saúde em três escolas de um município situado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com vinte e duas educadoras e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, para o tratamento dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. A análise das respostas obtidas indica que a temática saúde esteve presente na formação acadêmica de parte dessas professoras e está contemplada nas atividades didáticas desenvolvidas pelas docentes, todavia não é abordada enquanto um Tema Transversal como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais. Cabe à escola orientar as educadoras em suas atividades didáticas e essas devem investir na formação continuada a fim de aprimorar a sua qualificação para assim garantir uma educação para a saúde efetiva.

Biografia do Autor

Marcelli Evans Telles dos Santos, Doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutoranda em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Cristiane Barbosa Soares, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Ciências da Natureza pela UNIPAMPA e atualmente é aluna do curso de Especialização em Educação em Ciências da UNIPAMPA.

Dandara Fidélis Escoto, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Ciências da Natureza pela UNIPAMPA e mestranda em Bioquímica pela UNIPAMPA.

Diogo Onofre Gomes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado na University of London. Atualmente é professor titular da UFRGS e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Educação Física pela UFSM, especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFSM, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Atualmente é professora do Curso de Educação Física da UNIPAMPA.

Marlise Grecco de Souza Silveira, 10ª Coordenadoria Regional de Educação

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Atualmente trabalha na 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), mestrado em Ciências Biológicas: Fisiologia Humana pela UFRGS e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Atualmente é professora do Curso de Fisioterapia da UNIPAMPA.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Fisioterapia pela UFSM, mestrado em Educação em Ciências pela UFRGS, doutorado em Bioquímica pela UFSM e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de Lisboa. Atualmente é orientador nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM e da UFRGS, professor adjunto no Campus Uruguaiana da UNIPAMPA e coordenador do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) da UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>