TEMA TRANSVERSAL SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Anos Iniciais, Temas Transversais, formação de professores, prática docenteResumo
A saúde é considerada um dos Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e deve estar contemplada na formação do estudante desde o início da escolarização, pois é nesta fase que há a construção dos hábitos de vida os quais tendem a persistir na idade adulta. Este estudo objetivou investigar a formação dos professores unidocentes, atuantes nos Anos Iniciais da Educação Básica, e as suas práticas pedagógicas acerca do Tema Transversal saúde em três escolas de um município situado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com vinte e duas educadoras e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, para o tratamento dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. A análise das respostas obtidas indica que a temática saúde esteve presente na formação acadêmica de parte dessas professoras e está contemplada nas atividades didáticas desenvolvidas pelas docentes, todavia não é abordada enquanto um Tema Transversal como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais. Cabe à escola orientar as educadoras em suas atividades didáticas e essas devem investir na formação continuada a fim de aprimorar a sua qualificação para assim garantir uma educação para a saúde efetiva.