SOBREPESO E OBESIDADE: IMPLICAÇÕES E ALTERNATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Karoline Goulart Lanes UFSM
  • Dário Vinícius Ceccon Lanes UFSM
  • Robson Luiz Puntel UFSM/UNIPAMPA
  • Félix Alexandre Antunes Soares UFSM
  • Vanderlei Folmer UFSM/UNIPAMPA

Resumo

Com o avanço tecnológico nas últimas décadas, crianças e adolescentes tornaram-se menos ativos fisicamente, o que contribui para o aumento da frequência de sobrepeso e obesidade nesses grupos. Nesse contexto, há a necessidade de ampliar o processo de avaliação nutricional, visando orientar os adolescentes quanto a um estilo de vida mais saudável e à adoção de hábitos alimentares e de vida necessários ao crescimento e ao desenvolvimento adequado nessa faixa etária. Considerando os aspectos expostos, este estudo levantou informações sobre o percentual de escolares com sobrepeso e obesidade no ensino fundamental da rede pública propiciando um espaço para inserção e discussão do tema no contexto das aulas de Educação Física. Além disso, proporcionou alternativas de intervenção à disciplina relacionando  percepção corporal e autoimagem. Foi realizado um levantamento de dados acerca do índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril (RCQ), peso, estatura, perímetro de cintura, perímetro do quadril, sexo, idade, autoimagem, percepção corporal, práticas alimentares e de atividade física em 296 crianças e adolescentes de 7º, 8º e 9º anos, no Instituto Estadual Romaguera Corrêa do município de Uruguaiana/RS. A partir da pesquisa, elaborou-se um caderno de atividades, uma vez que há carência de material didático na disciplina. Assim, foi possível observar que os escolares possuem índices elevados de IMC e RCQ. Observou-se ainda que os hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo estão diretamente relacionados a esses índices.  A partir da execução deste trabalho, verificou-se a importância de incluir estudos acerca de sobrepeso e de obesidade, desde cedo nas escolas, com o objetivo de detectar as possíveis repercussões negativas sobre a saúde, o mais precocemente possível, e sugerir ações que possam auxiliar na promoção do bem-estar da criança e do jovem.

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Publicado

2011-02-13

Edição

Seção

Artigos Científicos

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