O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA LUDICIDADE: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
Resumo
O ensino de ciências na escola, apesar da sua importância, tem acontecido de maneira fragmentada e descontextualizada. Assim, este estudo baseia-se na apresentação de quatro atividades envolvendo ludicidade e interdisciplinaridade no ensino de ciências na escola. A primeira proposta envolve a construção do esquema corporal na educação infantil, já a segunda aborda a promoção de saúde nos anos iniciais por meio da ludicidade e da interdisciplinaridade. A seguir, a terceira sugestão descreve uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir de histórias em quadrinhos e, por fim, a última apresenta a educação nutricional através de capacitação de professores. Essas propostas foram desenvolvidas em escolas de Uruguaiana/RS e envolveram professores e alunos da rede pública e privada desse município. A partir dos resultados, foi possível notar melhora no entendimento dos alunos acerca dos temas trabalhados, assim como nas percepções dos professores sobre a forma de abordar esses temas em sala de aula.
Palavras-Chave: Ensino de ciências; Interdisciplinaridade; Ludicidade.