O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA LUDICIDADE: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Max Castelhano Soares
  • Karoline Goulart Lanes
  • Dário Vinícius Ceccon Lanes
  • Simone Lara
  • Jaqueline Copetti
  • Vanderlei Folmer
  • Robson Luiz Puntel

Resumo

O ensino de ciências na escola, apesar da sua importância, tem acontecido de maneira fragmentada e descontextualizada. Assim, este estudo baseia-se na apresentação de quatro atividades envolvendo ludicidade e interdisciplinaridade no ensino de ciências na escola. A primeira proposta envolve a construção do esquema corporal na educação infantil, já a segunda aborda a promoção de saúde nos anos iniciais por meio da ludicidade e da interdisciplinaridade. A seguir, a terceira sugestão descreve uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir de histórias em quadrinhos e, por fim, a última apresenta a educação nutricional através de capacitação de professores. Essas propostas foram desenvolvidas em escolas de Uruguaiana/RS e envolveram professores e alunos da rede pública e privada desse município. A partir dos resultados, foi possível notar melhora no entendimento dos alunos acerca dos temas trabalhados, assim como nas percepções dos professores sobre a forma de abordar esses temas em sala de aula.

Palavras-Chave: Ensino de ciências; Interdisciplinaridade; Ludicidade.

Downloads

Publicado

2014-10-08

Como Citar

Soares, M. C., Lanes, K. G., Lanes, D. V. C., Lara, S., Copetti, J., Folmer, V., & Puntel, R. L. (2014). O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA LUDICIDADE: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), 83–105. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/331

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>