CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Marcos Vinicios Da Silva Ferreira Unipampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
  • Denise Rosa Medeiros Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1710

Palabras clave:

Ensino de Química, Experimentação Investigativa, Educação Básica.

Resumen

Sendo a Química uma Ciência regida por modelos e fenômenos geralmente associados à escala microscópica, sua abordagem de ensino tende a dificultar ou distanciar dos alunos sua correlação com o cotidiano. Nesse sentido, destaca-se a importância da realização de atividades experimentais no Ensino de Química, uma vez que, através desta metodologia, possibilita-se desenvolver condições para que os alunos possam correlacionar os fenômenos químicos aos aspectos teóricos abordados em sala de aula. Na tentativa de atenuar a visão empirista-indutivista associada às atividades experimentais na Educação Básica, de modo a permitir uma participação dos estudantes de forma ativa no processo de construção do conhecimento, a presente pesquisa busca investigar, aprofundar e trabalhar os conhecimentos a respeito da natureza e aplicação das atividades experimentais investigativas, e de que maneira estas atividades podem contribuir e serem abordadas nas aulas de Química, de forma a possibilitar contribuições à Educação Básica. Os resultados indicam que, na visão dos alunos da Educação Básica, as atividades experimentais investigativas tendem a contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conceitos e princípios da Química.

Biografía del autor/a

Marcos Vinicios Da Silva Ferreira, Unipampa

Graduado no curso Licenciatura em Ciências Exatas: ênfase em Química da Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul-RS. Bacharel em Geofísica pela Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul-RS.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Denise Rosa Medeiros, Unipampa

Denise Rosa Medeiros é professora das escolas Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora das Graças, Mestra em Ensino de Ciências pela Unipampa, Especialista em Educação com ênfase em Gestão Educacional- UFSM, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha- Urcamp e em Licenciatura em ciências pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Atividades Experimentais Investigativas e Resolução de Problemas na Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências da Natureza; Atividade Experimental Problematizada (AEP): estrutura teórico-metodológica como estratégia pedagógica qualificadora ao ensino experimental de ciências, membro do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-Unipampa. Possui experiência na docência na área de ciências, Biologia, Química e como supervisora do PIBID subprojeto Química- Unipampa, e como preceptora do Projeto Residência Pedagógica (PRP), Unipampa, Campus Caçapava do Sul.

 

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Publicado

2021-10-05

Cómo citar

Ferreira, M. V. D. S., Goi, M. E. J., & Medeiros, D. R. (2021). CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(3), 61–78. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1710

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