A EXPERIMENTAÇÃO E A PILHA DE DANIELL NUMA ABORDAGEM DEMONSTRATIVA-INVESTIGATIVA

Autores

  • Lucas Guimarães
  • Denise Castro

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.884

Palavras-chave:

Atividade Experimental Investigativa, Ensino de Química, Eletroquimica

Resumo

Este trabalho relata a experiência de aplicação de uma atividade experimental investigativa em um laboratório didático escolar, buscando-se contribuir, assim, com relatos didáticos voltados à participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Essa proposta visa à construção e reconstrução de conhecimentos científicos relacionados a um tema muito recorrente no Ensino Médio: a eletroquímica, no caso do experimento realizado, a pilha de Daniell. Dados coletados por meio de questionários e por diário de bordo durante a aplicação desse conteúdo, em uma turma de 2º ano do nível médio de escolaridade em uma instituição privada, apontam que foram bastante relevantes, uma vez que foi visível a reflexão que fizeram acerca do tema. Para isso, desenvolveu-se o experimento da pilha de Daniell que é muito tradicional na educação básica, e a reflexão e criticidade dos educandos ocorreu no acompanhamento do processo em diferentes momentos de medidas da diferença de potencial (ddp).

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Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Relato de Experiência