ENTRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS PROFESSORES DA SALA DE CIÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO/MANAUS-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1452

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ensino de Ciências, Sala de Ciências.

Resumo

A escola, embora tenha um papel importante na construção do conhecimento científico, sozinha não consegue alfabetizar cientificamente seus alunos. A Divulgação Científica vai além do ensino tradicional, possibilitando a transformação do aluno em um indivíduo  alfabetizado  cientificamente  nos  temas  que  englobam  ciência  e  tecnologia,  áreas do conhecimento tão comuns nos dias de hoje. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer a percepção das professoras que atuam na Sala de Ciências do Serviço Social do Comércio/Manaus-AM  a respeito da divulgação científica e sua relação com o ensino de ciências. Os métodos de coleta de dados utilizados foram questionário, observação e entrevista, aplicados às três professoras que atuam naquele local. Sob a perspectiva das professoras buscou-se compreender a complexa relação entre DC e Ensino de Ciências investigando possíveis relações existentes, com ênfase nos benefícios para aprendizagem. As contribuições da DC para o ensino de Ciências, na visão das professoras, alcançam os estudantes principalmente no despertar de sua motivação trabalhando conteúdos significativos, além do enriquecimento pedagógico estabelecendo condições para aulas mais dialogadas nesses espaços diversificados (Sala de Ciências). Por fim, espera-se que professores e divulgadores científicos apropriem-se das relações entre estes contextos educacionais (como a Sala de Ciências) para pensarem suas práticas sem limitar-se às características epistemológicas e metodológicas enraizadas de seus respectivos campos de atuação, mas tendo consciência das possibilidades e potencialidades que esses locais apresentam para a DC e o ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Kelly Caroline Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Licenciada em Ciências Biológicas; Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Hiléia Monteiro Maciel-Cabral, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Cirlande Cabral da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores - DAEF

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos