A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS EM AULAS DE FÍSICA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE VIGOTSKI

Autores

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro professor colaborador ITA
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro UNESP
  • José Silvério Edmundo Germano ITA

Resumo

 

São muitas as iniciativas que propõem a utilização do computador e dos diferentes recursos multimídia como ferramenta educacional. A utilização desses recursos em sala de aula tem desencadeado discussões interessantes sobre a maneira pela qual o professor deve explorar tais instrumentos no ensino. Em nosso trabalho investigamos a utilização de simulações mediadas pelo computador no contexto de uma aula de Física do ensino médio fundamentada na teoria sócio-histórica de Vigotski.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, professor colaborador ITA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Guaratinguetá (1994), Mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2002), Doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Bauru (2006) e Pós-Doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Atualmente é Editor associado da Revista de Educação e de Tecnologia Aplicadas à Aeronáutica - RETA-@, coordenador do Programa Reação (Programa de formação de professores do Ensino Fundamental que visa a melhoria do Ensino de CIências nas escolas municipais da cidade de Guaratinguetá-SP. O Programa Reação envolve 500 professores e beneficia mais de 12000 alunos), é professor titular do Comando da Aeronáutica (COMAER) e professor colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Formação de Professores de Ciências, História e Filosofia da Ciência, Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Novas Tecnologias aplicadas ao ensino de Ciências.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, teoria sócio-cultural, atividades de demonstração e divulgação científica.

José Silvério Edmundo Germano, ITA

possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1985) e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992). Atualmente é professor adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas. Atualmente, atua fortemente no desenvolvimento de projetos ligados ao ensino de Fïsica pela WEB.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Como Citar

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. de C., & Germano, J. S. E. (2009). A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS EM AULAS DE FÍSICA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE VIGOTSKI. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 1(1), p. 1–10. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/32

Edição

Seção

Artigos Científicos