CIRCUITO DA CIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS EDUCATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESPAÇO NÃO FORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1148

Palavras-chave:

Bosque da Ciência, Circuito da Ciência, Experiências Científicas, Educação não formal.

Resumo

Este artigo se trata de uma pesquisa desenvolvida no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) com estudantes de Manaus-AM visitantes do Projeto Circuito da Ciência. O objetivo geral deste estudo foi trazer reflexões sobre as experiências científicas educativas que o Circuito da Ciência proporciona para os alunos do ensino fundamental. A pesquisa de campo ocorreu no período de maio a setembro durante cinco edições do Circuito da Ciência realizadas no ano de 2018. Os dados desta pesquisa foram coletados por meio das observações (registradas nos diários de campo). Os dados obtidos foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), que se trata de uma metodologia de análise qualitativa que consiste em uma análise dos dados com uma abordagem descritiva e interpretativa. Dentre os resultados da pesquisa se verificou que a educação não formal proporcionada pelo Circuito da Ciência, dentre outras contribuições, favoreceu momentos de interação coletiva possibilitando assim uma variada transmissão de conhecimentos entre os alunos, bem como colaborou como estímulo e autonomia do indivíduo inserido no processo, que dificilmente seria possível somente dentro da sala de aula.

Biografia do Autor

Karoline Duarte Lopes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Escola Normal Superior

Cirlande Cabral da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores - DAEF

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Relato de Experiência