QUAL A ORIGEM DO HOMEM? A CIÊNCIA EXPLICA! UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA EVOLUÇÃO HUMANA

Autores

  • Eduarda Rodrigues Grunevald de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Discente de Pós-Graduação
  • Alexandre Scheifele Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Professor do Curso de Ciências Biológicas
  • Daniela Frigo Ferraz Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Professora do Curso de Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1081

Palavras-chave:

produto educacional, ensino de evolução humana, site.

Resumo

A Evolução Humana é considerada um tema importante a ser ensinado na escola por ser uma forma de conhecimento acerca da história evolutiva de nossa espécie. Ao mesmo tempo, sua abordagem em sala de aula gera controvérsias devido a uma série de fatores, ligados à religiosidade e ao antropocentrismo. O objetivo geral desta pesquisa foi o de propor um produto educacional de apoio ao professor no ensino de evolução humana, visando a divulgação científica do tema. Para tanto, o material produzido teve o intuito de disponibilizar o conhecimento científico produzido por cientistas na área da Evolução Humana. Tal divulgação científica foi disponibilizada em formato de site, visando, principalmente, o uso deste produto educacional em sala de aula, mas também o contato com a comunidade em geral, por ser uma ferramenta de fácil acesso. Após ser submetido a duas etapas de validação e considerado adequado por especialistas, conclui-se que o material produzido é significativo para o ensino de Evolução Humana.

Biografia do Autor

Eduarda Rodrigues Grunevald de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Discente de Pós-Graduação

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNIOESTE (2018) e Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) na UNIOESTE/ Cascavel.

Alexandre Scheifele, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Professor do Curso de Ciências Biológicas

Professor do Curso de Ciências Biológicas. Mestre em Educação. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-PCM da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR

Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Professora do Curso de Ciências Biológicas

Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil(2018)
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná , Brasil

Referências

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996.

ALLEN, David L.; STEVENSON, Joan C. Teaching Human Evolution. The American Biology Teacher, v. 65, n. 5, p. 333-339, 2003.

ALMEIDA, Argus Vasconcelos; FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar. Ciência e Educação, v. 11, n. 1, p. 17-32, 2005.

ALMEIDA, Elineí Araújo; ARAÚJO, Talita Guimarães de; TORRES, Danielly Ferreira. Modelagem de cladogramas tridimensionais e aprendizagem de conceitos em Sistemática Filogenética. In: IV Colóquio Nacional em Epistemologia das Ciências da Educação, 2007, Natal. Anais do IV Colóquio Nacional em Epistemologia das Ciências da Educação. Natal: UFRN, 2007.

ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison (Org.). Evolução biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre: Editora Fi, 2017. 519 p.

ARIZA, Fabiana Vieira; MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. A scala naturae de Aristóteles no tratado De Generatione Animalium. Filosofia e História da Biologia, v. 5, n. 1, p. 21-34, 2010.

BERTOLETTI, Jeter Jorge. Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS. 2003. Disponível em: <http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura16.shtml>. Acesso em: 31 jul. 2018.

BIZZO, Nélio. Novas Bases da Biologia: Das moléculas às populações. Volume 1. São Paulo: Editora Ática, 2011. 400p.

BULLA, Marcelo Erdmann. O papel das interações polêmicas (controvérsias científicas) na construção do conhecimento biológico: investigando um curso de Formação Continuada de professores sobre Evolução Humana. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, 2000.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Documento de área 2013. Disponível em: <http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-de-area-e-comissao>. Acesso em: 07 ago. 2018.

COELHO, Márcia Azevedo; MORALES, Ana Paula. A revista Pré-Univesp na SA. In: GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia Borin da (org.). Divulgação científica na SA. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. p.331-349.

CHUMBINHO, Sérgio de Abreu. Análise do conflito entre ciência e religião durante o ensino de evolução: propondo estratégias de mediação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

DALAPICOLLA, Jeronymo; SILVA, Victor de Almeida; GARCIA, Junia Freguglia Machado. Evolução biológica como eixo integrador da biologia em livros didáticos do ensino médio. Revista Ensaio, v. 17, n. 1, p. 150-172, 2015.

FARIA, Felipe A. Georges Cuvier: história natural em tempos pré-darwinianos. História, Ciências, Saúde, v.17, n.4, p.1031-1034, 2010.

FUTUYMA, Douglas J. Biologia Evolutiva. 2 ed. São Paulo: SBG, 1997. 631p.

______. Biologia Evolutiva. Ribeirão Preto: FUNPEC Editora, 2009. 830p.

GALVÃO, Mayra de Freitas; et. al. Jogo da evolução. Genética na Escola. v. 7, n. 2, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p.

IVANISSEVICH, Alicia. A divulgação científica na mídia. Revista Ciência e Ambiente. n.23, p. 71-77, 2001.

KEMPER, Alessandra. A evolução biológica e as revistas de divulgação científica: potencialidades e limitações para o uso em sala. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

LEIBRUDER, Ana Paula. O discurso de divulgação científica. In: CHIAPPINI, Ligia (org.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003, p. 229-269.

LICATTI, Fabio. O ensino de Evolução Biológica no nível Médio: investigando concepções de professores de Biologia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.

LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho; HO, Fanly Fungyi Chow. Noções de evolução biológica. In: Diversidade biológica, História da vida na Terra e Bioenergética. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, 2014, p. 19-33.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310p.

MARIOTTO, Lucas Ribeiro; VAZ, Gustavo D’Abrantes. Teoria e prática: diferentes abordagens no ensino de biologia. São Paulo: JLM Acessoria Empresarial LTDA, 2017. 225p.

MAYR, Ernst. Desenvolvimento pós-síntese. In: MAYR, Ernst. Desenvolvimento do Pensamento Biológico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998, p. 637-703.

______. A Autonomia da Biologia. In: MAYR, Ernst. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 36-54.

______. O que é a evolução. 2009. Rio de Janeiro: Editora Rocco. 342p.

MELO, Demmya Haryssam Menezes. et al. A aplicabilidade do cladograma como ferramenta no ensino de evolução biológica. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Anais do XII Congresso Nacional da Educação, São Paulo: PUC, 2015, p. 19054-19070.

MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel Ninõ. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005. 136p.

______. O que está em jogo no confronto entre criacionismo e evolução. Revista Filosofia e História da Biologia, v. 8, n. 2, p. 211-222, 2013.

MOURA, Júlio Cesar da Silva; SILVA-SANTANA, Cristiana de Cerqueira. A evolução humana sob a ótica do professor do ensino médio. Revista Metáfora Educacional, n. 13, p. 93-108, 2012.

OLIVEIRA, Graziela Lopes. Panorama das pesquisas sobre divulgação científica/popularização da ciência no Brasil. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) –Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.

PAESI, Ronaldo Antonio. Evolução humana nos livros didáticos de Biologia: o antropocentrismo em questão. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 143-166, 2018.

PORTO, Cristiane Magalhães. A internet e cultura científica no Brasil. In: PORTO, Cristiane de Magalhães (Org.). Difusão e a cultura científica: alguns recortes. Bahia: EDUFBA, 2009.

RODRIGUES, Maciel Élio; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; MEGHLIORATTI, Fernanda Aparecida. O conteúdo de sistemática e filogenética nos livros didáticos do ensino médio. Revista Ensaio, v. 13, n. 2, p. 65-84, 2011.

SILVA, Paloma Rodrigues da; ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Concepções de professores de Biologia a respeito da diversidade dos seres vivos: uma análise, considerando o desenvolvimento histórico das ideias evolucionista. In: BASTOS, Felipe (Org). Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2010. 214 p.

SILVA OLIVEIRA, Graciela da. Darwin na escola: relato de uma experiência de divulgação científica. Rev. Cult. e Ext. USP, São Paulo, n. 12, p. 57-71, 2015.

SILVA, Maria Graziélle da; SILVA, Rêjane Maria Lira da; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. A evolução biológica na formação de professores de Biologia. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas: Universidade Estadual de Campinas 2011.

SIQUEIRA, Ataiz Colvero de; SCHEID, Neusa Maria John. A abordagem dos temas controversos em livros didáticos de ciências e de biologia brasileiros. Interacções, n. 39, p. 69-91, 2015.

SOUZA, Marta João Francisco Silva. et al. Análise dos produtos de programas de mestrado profissional: um recorte envolvendo o Ensino de Matemática na Região Sul do Brasil. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, 2015.

TIDON, Rosana; LEWONTIN, Richard C. Teaching evolutionary biology. Genetics Molecular Biology, v. 27, n. 1, p. 124-131, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47572004000100021>. Acesso em: 20 maio 2018.

TIDON, Rosana; VIEIRA, Eli. O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. ComCiência, n. 107, 2009.

VARGENS, Marta Moniz Freire; El-HANI, Charbel Ninõ. Análise dos efeitos do jogo clipsitacídeos (clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre evolução. Revista Brasileira de Pesquisa e

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Produto Educacional