UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A PERCEPÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM SALA DE AULA: PREPARANDO PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1355

Palavras-chave:

controvérsias, sequência didatica, professores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e aplicar uma sequência didática como forma de sensibilizar os docentes sobre a importância de inserir controvérsias da ciência e na ciência em sala de aula. Esta sequência foi aplicada durante uma disciplina eletiva de pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Educação de uma instituição federal na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A disciplina teve nove professores dos diversos segmentos de ensino como participantes, sendo eles não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outros estados. Todas as atividades foram presenciais. Com este estudo, foi possível oferecer aos professores oportunidades de aprofundamento teórico sobre o tema e momentos de reflexão sobre suas práticas. Como forma de proporcionar uma discussão mais ampla sobre a inclusão das controvérsias em sala de aula, foram trabalhados materiais diversos, tais como recursos audiovisuais, artigos científicos e textos de divulgação científica. Como resultados desta pesquisa, destacamos a importância de se pensar em mais momentos práticos que contribuam para a formação continuada de professores. No caso das controvérsias, observou-se que alguns professores ainda não se sentem seguros para trabalhar um tema que, em muitos momentos, não está explícito nos conteúdos curriculares. Assim, recomenda-se que mais propostas como esta sejam incentivadas.

Biografia do Autor

Fernanda Azevedo Veneu

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), com mestrado em CTS (CTS, Cultura y Comunicacion en CyT - Universidad de Salamanca, Espanha, 2001). Doutorado em Ciências (2009) pelo programa Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Atualmente, integra o programa de pós-doutorado em Ensino e Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), onde ministra a disciplina Temas polêmicos em sala de aula. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, assessoria de imprensa), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo cientifico, acomodação do discurso cientifico, divulgação científica, educação para os meios de comunicação e ensino de temas controversos na ciência.

Referências

ACEVEDO-DIÁZ, José Antonio; GARCÍA-CARMONA, Antonio. Resenha do livro Controversias de la ciencia y cultura científica. Ápice. Revista de Educación Científica, 1(1), 2017. DOI: https://doi.org/10.17979/arec.2017.1.1.2080. Disponível em https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/19978/Apice_2017_1_1_art._8.pdf?sequence=1

ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; GARCÍA CARMONA, Antonio. Uso de la historia de la ciencia para comprender aspectos de la naturaleza de la ciencia. Fundamentación de una propuesta basada en la controversia Pasteur versus Liebig sobre la fermentación. Revista CTS, nº 33, vol. 11, Septiembre de 2016 (pág. 203-226). Disponível em http://www.revistacts.net/files/Volumen_11_Numero_33/FINALES/Acevedo.pdf

BRIDGES, James. Síndrome da China. USA, 1979. Filme.

DEBOER, Georges. E. Scientific literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, Hoboken, v. 37, n. 6, p. 582-601, 2000. Disponível em: <http://web.nmsu.edu/~susanbro/eced440/docs/scientific_literacy_another_look.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2019.

GIORDAN, Marcelo.; GUIMARÃES, Y. A. F.; MASSI, M. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas: tendências no ensino de ciências. Enpec, Disponível em http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/ec/ecpdf/giordan_guimaraes_massi-enpec-2012.pdf

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. 1997. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. (Trad. Angela R. Vianna) Rio de Janeiro: Relume Dumará. [1988]

LAUGKSCH, Rüdiger. (2000). Scientific Literacy: A Conceptual Overview. Science Education – Science Education 84. 10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:13.0.CO;2-C.

MCMULLIN, E. Scientific controversy and its termination. In ENGELHARDT JR, H. T.& CAPLAN, A. L. (Eds.): Scientific Controversies. Case studies in the resolution and closure of disputes in science and technology. Nova York: Cambridge University Press, 1987.

MACHAMER, Peter; PERA, Marcelo.; BALTAS, Aristides. Scientific controversies: an introduction. In: MACHAMER, P; PERA, M.; BALTAS, A. (ed) Scientific controversies: philosophical and historical perspectives. Nova York: Oxford University Press, 2000.

RAMOS, M; SILVA, H. Controvérsias científicas em sala de aula: uma revisão bibliográfica contextualizada na área de ensino de ciências e nos estudos sociológicos da ciência & tecnologia. Anais... Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, Enpec, 6, 2007. Disponível em <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p928.pdf

SASSERON, Lucia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Alfabetização científica; uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246/172 > Acesso realizado em 10 nov. 2018.

VALLVERDÚ, Jordi. Marco teórico de las controvérsias científicas: el caso de la sacarina. 2002. Tese de doutorado. Barcelona: Universidade Autônoma de Barcelona, 2002.

VALLVERDÚ, Jordi. “¿Cómo finalizan las controversias? Un nuevo modelo de análisis: la controvertida historia de la sacarina”, Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 2, nº 5, pp. 19-50, 2005.

YACEK, D. “Thinking controversially: The psychological condition for teaching controversial issues”. Disponível em <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1467-9752.12282> Acesso realizado em 20 nov. 2019

ZABALA, Antoni. Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Produto Educacional