O TEATRO CIENTÍFICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA PELO BRASIL

Autores

  • Barbara Doukay Campanini
  • Marcelo Borges Rocha

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.885

Palavras-chave:

Teatro, Divulgação científica, Ensino e Comunicação

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de pesquisas acerca do teatro cientifico no ensino de Ciências. Para tal, foi utilizado o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A busca se deu a partir das palavras chave: teatro, teatro científico e ensino de ciências. No total, foram analisadas trinta e cinco obras, sendo trinta dissertações e cinco teses. Os resultados apontaram para o crescimento do uso do teatro como recurso pedagógico no sentido de trabalhar a construção do saber, proporcionando ao professor lidar com o ensino de forma mais humanizada, através da troca de experiências e da criatividade dos alunos. Observa-se também que a prática dessas ações favorece a comunicação entre ciência e sociedade através de uma nova perspectiva. A importância dos centros de pesquisa para realização de estudos e desenvolvimento de novas estratégias e metodologias de ensino é evidenciada em alguns relatos, assim como a relevância do apoio financeiro ao projeto para a realização de determinadas atividades. Com isso, nosso estudo contribui para futuras discussões sobre as potencialidades do teatro no ensino de ciências.

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Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão