A EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA “DO MANGUE AO MAR” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE A BAÍA DE GUANABARA

Autores

  • Ana Helena Gonzalez
  • Marcelo Borges Rocha

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1124

Palavras-chave:

percepção ambiental, Baía de Guanabara, exposição

Resumo

O estudo da percepção ambiental permite compreender as relações que o indivíduo estabelece com o meio. As atividades perceptivas são essenciais no processo de construção de sentimentos e sensações em relação a um lugar, principalmente na formação de elos afetivos, relações que podem contribuir para o sentimento de pertencimento a um lugar, fundamental para a sensibilização ambiental. Considerando a necessidade de trazer conhecimentos sobre a vida que habita a região da Baía de Guanabara, como forma de sensibilização, foi idealizada a exposição “Do Mangue ao Mar: a Baía de Guanabara que você não vê”. A presente pesquisa investigou as contribuições dessa exposição para a percepção ambiental dos visitantes sobre a Baía de Guanabara. Foram entrevistados 25 estudantes em visita escolar à exposição. As entrevistas foram analisadas segundo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a percepção sobre a região, antes da exposição, era superficial e remetia a um ambiente poluído. A exposição trouxe novos conhecimentos sobre a biodiversidade, as regiões de manguezal existentes e contribuiu para a compreensão da sua capacidade de renovação e necessidade de valorização. Dessa forma, foi possível identificar que a exposição contribuiu para trazer conhecimentos para uma nova visão em relação ao ambiente, e ampliou a compreensão sobre características da Baía de Guanabara. Conclui-se que a exposição se constituiu não só como um espaço educativo, mas também sensibilizador.

Referências

AURICCHIO, Ana Lucia Ramos. Os museus e a questão ambiental. Inst. Pau Brasil de Hist. Nat. Publ. Avul., Arujá, v. 6, pp. 49-98, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CATANHEDE, Andréa Martins; SILVA, Regilane Lima da.; SILVA, Hádamo Andrade da; BORGES, Thyago Carvalho. Análise da percepção ambiental, por meio de desenhos, de alunos do ensino fundamental numa escola da zona rural, Chapadinha-MA. Revista da SBEnBio. Número 9. pp. 6561-6570. 2016.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

DEL RIO, Vicente; OLIVEIRA, Lívia de. Percepção ambiental: a experiência brasileira. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

FERNANDES, Roosevelt. S., et. al. Uso da Percepção Ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, v. 2, n. 1, pp. 1-15, 2004.

MACHADO, L. M. C. P. A percepção do meio ambiente como suporte para a educação ambiental. In: Perspectivas na Limnologia no Brasil. São Luis (MA): Gráfica e Editora União, pp. 1-13, 1999.

MARCOMIN, Fátima Elisabeti. Educação Ambiental: uma incursão na percepção ambiental e na sensibilização imagética. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 31, n. 2, pp. 106-126, Out. 2014.

MARIN, Andréia Aparecida. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental. v. 3, n. 1, pp. 203-222, 2008.

MARIN, Andréia Aparecida; OLIVEIRA, Haydeé Torres; COMAR, Vito. A educação ambiental num contexto de complexidade do campo teórico da percepção. Interciencia, v. 28, n. 10, pp. 616-619, 2003.

MARTINS, Lívia Tátila dos Reis. Percepção e educação ambiental: contribuições metodológicas para o estudo das relações entre áreas naturais protegidas e instituições de ensino. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro – SP, Brasil, 2015.

MEZZOMO, Juliana; NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria. O impacto de uma exposição científica nas representações sociais sobre meio ambiente: um estudo com alunos do ensino médio. Comunicação e Sociedade, v. 6, Pp. 151-170, 2012.

OLEQUES, Luciane Carvalho.; BOER, Noemi. Caminhadas perceptivas como atividades de sensibilização e de educação ambiental. VIDYA, v. 26, n. 1, 2006.

OLIVEIRA, Kleber Andolfato; CORONA, Hieda Maria Pagliosa. A percepção ambiental como ferramenta de propostas educativas e de políticas ambientais. Revista Científica ANAP Brasil, v. 1, n. 1, 2011.

PEDRINI, Alexandre Pedrini; COSTA, Érika Andrade; GHILARDI, Natalia. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 163-179, 2010.

PEREIRA, Clarisy Cristina; SILVA, Francielen Kuball; RICKEN, Ingrid; MARCOMIN, Fátima Elisabeti. Percepção e sensibilização ambiental como instrumentos à educação ambiental. Revista Eletrônica Mestrado de Educação Ambiental, v. 30, n. 2, p. 86-106, 2013.

PIVELLI, Sandra Regina Pardini; KAWASAKI, Clarice Sumi. Análise do potencial pedagógico de espaços não-formais de ensino para o desenvolvimento da temática da biodiversidade e sua conservação. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. Atas. Bauru, p. 674, 2005.

SATO, Michelle. Educação ambiental. São Carlos: Rima, 2002.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, pp. 317-322, 2005.

SOUZA, Vanessa Martins.; SILVA, Ana Maria Marques. A experiência museal sob a perspectiva do Modelo Contextual de Aprendizagem: uma compreensão a partir das memórias de longo prazo dos visitantes. Indagatio Didactica, v. 8, n. 2, 2016.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia. Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Edição digital, Londrina: Eduel. 2012.

VARGAS, Liliana Angel. Baía de Guanabara: a origem de um belo e conturbado cartão postal do Rio de Janeiro, e um desafio para a educação ambiental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 21, pp.93-108, 2008.

VASCONCELLOS, Maria des Mercês Navarro; GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental e educação em ciências: um esforço de aproximação em um museu de ciências–MAST. AMBIENTE & EDUCAÇÃO-Revista de Educação Ambiental, v. 11, n. 1, pp. 165-173, 2006.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos Científicos