UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO PIBID/QUÍMICA
Resumo
Neste artigo trazemos resultados de uma investigação que teve por objetivo discutir o processo de formação do professor – inicial e continuada – no contexto do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Norte do Estado do Paraná, a partir dos depoimentos dos coordenadores de área e do professor supervisor. Por meio dos dados coletados, a partir de entrevistas semiestruturadas, buscamos compreender quais as principais propostas contempladas pelo PIBID/Química com a finalidade de atingir os objetivos gerais do programa e como a integração dos processos de formação contribui para a construção de novas práticas educativas. A fim de analisar e interpretar os dados, assumimos os procedimentos da análise de conteúdo. Como resultado do processo de interpretação, destacamos a reflexão realizada pelo professor supervisor quanto ao seu papel como coformador dos futuros professores e a busca dos professores coordenadores em construir um ambiente de formação, que propicie aos envolvidos no processo momentos de discussão e de reflexão acerca de temas relacionados ao contexto escolar, tendo como suporte as teorias educacionais.Downloads
Publicado
2015-12-19
Como Citar
Stanzani, E. de L., Obara, C. E., & Passos, M. M. (2015). UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO PIBID/QUÍMICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(1), 102–126. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/393
Edição
Seção
Artigos Científicos