CHARGES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-8856-5521
  • Virgínia Iara de Andrade Maistro Universidade Estadual de Londrina
  • Vitor Caraiola Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.685

Resumo

A pesquisa cujos resultados apresentamos neste artigo, foi realizada tendo por depoentes os alunos de cinco turmas de sexto ano de Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino, situada na cidade de Londrina, no Estado do Paraná. A situação de ensino planejada pautou-se na utilização de charges, com o intuito de averiguar a interpretação e o conhecimento prévio dos alunos, além da possibilidade de desencadear um processo de criatividade, de discussões, de reflexões e de busca. A proposta desenvolvida ocorreu durante três encontros em cada turma com o seguinte planejamento: no primeiro, foram apresentadas as intenções dos pesquisadores, a charge a ser trabalhada e levantadas as percepções dos alunos a respeito da charge (na forma de registros em uma folha de sulfite); no segundo, a aula foi lecionada de maneira expositiva abrangendo a temática ilustrada na charge; no terceiro e último encontro os alunos reescreveram o que compreendiam ao observar a mesma charge apresentada inicialmente. Após a análise dos registros coletados, no primeiro e no terceiro encontro, e das notas de campo elaboradas a cada dia, foi possível evidenciar maior compreensão por parte dos alunos a respeito da temática da charge, todavia o que mais nos chamou a atenção foi a participação na aula e o interesse dos alunos pelos conceitos trabalhados.

Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

É Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, atuando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Publicou diversos resultados de suas investigações e das pesquisas realizadas, com os demais membros dos grupos de estudo e de pesquisa dos quais participa em anais de eventos e em artigos em periódicos. Possui dezenas de livros publicados e inúmeros itens de produção técnica. Participou e participa de eventos relativos à sua área de pesquisa. Orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na área de Educação, Ciências e Matemática. Participou e participa de diversos projetos na UEL, sendo coordenadora de alguns deles. Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem. 

Virgínia Iara de Andrade Maistro, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, UEL, PR. Rua Clóvis da Fonseca, 1.268. Apucarana. PR. CEP: 86809-150.

Vitor Caraiola, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, PR. Rua Ernani Lacerda de Atayde, 200 – apto. 1102. Londrina. PR. CEP: 86055-630.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina, UEL, PR. Rua Professor Samuel Moura, 328 – apto. 1502. Londrina. PR. CEP: 86061-060.

Downloads

Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Relato de Experiência