CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS PERCEPÇÕESDE EX-BOLSISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1184

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática reflexiva, Atividade docente, PIBID, Análise de conteúdo.

Resumo

O presente artigo traz resultados de uma investigação que buscou verificar as contribuições do PIBID para a formação inicial de professores em um curso de Ciências Biológicas de uma Universidade pública do estado do Paraná. Para tal, 14 ex-bolsistas do PIBID foram convidados a elaborar um memorial, narrando as contribuições do programa para sua formação inicial. Para a interpretação dos dados, assumiu-se a abordagem metodológica da Análise de Conteúdo e a categorização foi realizada a partir das seguintes indagações: (1) De acordo com o relato de ex-pibidianos, graduandos do curso de Ciências Biológicas, quais as contribuições do PIBID para sua formação inicial? (2) Estas contribuições estão de acordo com os objetivos do programa? Segundo os memoriais analisados, constatamos que as ações desenvolvidas no projeto mostraram-se inteiradas com sete dos nove objetivos do programa, os quais foram utilizados como base para a elaboração das cinco categorias de análise: Incentivo à formação docente (C1); Influência do PIBID na qualidade da formação inicial docente (C2); Inserção dos licenciandos no ambiente escolar (C3); Reflexão sobre o sistema educacional e valorização do magistério (C4); Comprometimento com a melhoria da aprendizagem dos alunos (C5).

Biografia do Autor

Nathália Hernandes Turke, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (2018 - atual). Participante do grupo de Pesquisa EDUCIM [http://www.educim.com.br/]. Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2017).

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, atuando no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos Científicos