INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERSPECTIVAS A RESPEITO DO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.759

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Oficina de ensino, Ciências da natureza.

Resumo

A interdisciplinaridade é defendida por diversos profissionais da educação como sendo uma prática pedagógica que proporciona ao estudante certa integração entre os conteúdos dos componentes curriculares. Todavia, não se encontra entre as ações frequentes do ambiente escolar, pois a maior parte das instituições de ensino atua de forma fragmentada. Diante dessa constatação, alguns autores afirmam que uma prática que prioriza a integração e a correlação entre os conceitos pode facilitar a aprendizagem do estudante, porém complementam: criar e validar uma prática como sendo interdisciplinar representa um grande desafio. Foi nesse contexto que elaboramos a proposta de pesquisa cujo objetivo foi o de analisar as perspectivas de três professores da área de ciências da natureza (Biologia, Física e Química) a respeito do desenvolvimento de uma oficina interdisciplinar de ensino. Para interpretar tais perspectivas foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses professores desenvolvedores e com os estudantes participantes do desenvolvimento de tal oficina. De posse das transcrições dessas entrevistas e por meio dos procedimentos da análise de conteúdo, buscamos por unidades de registro que evidenciassem características relacionadas à temática: interdisciplinaridade. Desse processo analítico foi possível constituir seis momentos que representam as perspectivas desses docentes em relação ao processo de elaboração e aplicação da oficina interdisciplinar de ensino: Momento 1 – Foi aquele relacionado à motivação e ao interesse dos professores em vivenciar uma prática interdisciplinar; Momento 2 – Relatos em que os professores trazem suas percepções a respeito da interdisciplinaridade; Momento 3 – Está relacionado ao planejamento da oficina; Momento 4 – Diz respeito aos comentários relativos à aplicação da oficina; Momento 5 – Nele temos as evidências de reflexões dos professores sobre a ação vivenciada; Momento 6 – Nele foram acomodadas as percepções dos estudantes a respeito da oficina de ensino de que participaram.

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Publicado

2018-08-15

Edição

Seção

Artigos Científicos