DORMÊNCIA E GERMINAÇÃO DE SEMENTES: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Dayanne da Silva Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Rodrigo de Souza Poletto Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1053

Palavras-chave:

Dormência e germinação de sementes. Sequência didática. Ensino e aprendizagem de Botânica. Ciências Biológicas.

Resumo

O ensino de Botânica pode ser considerado uma preocupação entre professores e pesquisadores por possuir conteúdos complexos e vocábulos latinizados. Este artigo traz o resultado de uma investigação que buscou elaborar uma sequência didática focada no ensino do conteúdo de dormência e germinação de sementes que pudesse evidenciar o aprendizado dos graduandos. A sequência didática foi aplicada durante o desenvolvimento das aulas da disciplina de Fisiologia Vegetal em uma universidade do norte do Paraná, que possuía vinte e sete estudantes matriculados. Os dados analisados que apresentamos neste momento, dizem respeito aos mapas conceituais elaborados e às entrevistas realizadas com cinco dos acadêmicos depoentes. A análise mostrou que a sequência didática auxiliou no processo de aprendizagem, visto que os mapas conceituais evidenciaram um aumento de diferenciações progressivas e reconciliações integrativas, além de que as categorias de análise indicaram uma ampliação das noções de dormência e germinação de sementes ao final da sequência.

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Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Artigos Científicos