UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO PIBID/QUÍMICA

Autores/as

  • Enio de Lorena Stanzani Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru
  • Cassia Emi Obara Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.
  • Marinez Meneghello Passos Professora Associada do Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

Resumen

Neste artigo trazemos resultados de uma investigação que teve por objetivo discutir o processo de formação do professor – inicial e continuada – no contexto do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Norte do Estado do Paraná, a partir dos depoimentos dos coordenadores de área e do professor supervisor. Por meio dos dados coletados, a partir de entrevistas semiestruturadas, buscamos compreender quais as principais propostas contempladas pelo PIBID/Química com a finalidade de atingir os objetivos gerais do programa e como a integração dos processos de formação contribui para a construção de novas práticas educativas. A fim de analisar e interpretar os dados, assumimos os procedimentos da análise de conteúdo. Como resultado do processo de interpretação, destacamos a reflexão realizada pelo professor supervisor quanto ao seu papel como coformador dos futuros professores e a busca dos professores coordenadores em construir um ambiente de formação, que propicie aos envolvidos no processo momentos de discussão e de reflexão acerca de temas relacionados ao contexto escolar, tendo como suporte as teorias educacionais.

Biografía del autor/a

Enio de Lorena Stanzani, Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru

Doutorando em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru – SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor colaborador na área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação (Licenciatura), pós-graduação (Química do Cotidiano na Escola – lato sensu) e nos programas PDE (Plano de Desenvolvimento Educacional) e PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica).

Realiza pesquisas com enfâse na Formação Inicial de Professores de Química e na História da Química.

Cassia Emi Obara, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – PR) e Graduada em Química com habilitação em Licenciatura (2013) pela mesma instituição. Atualmente é bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM) também pela UEL – PR.

Marinez Meneghello Passos, Professora Associada do Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR.

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 

Nos dias de hoje as temáticas centrais das investigações desenvolvidas são: análise qualitativa, formação de professores e espaços informais de aprendizagem.

Publicado

2015-12-19

Cómo citar

Stanzani, E. de L., Obara, C. E., & Passos, M. M. (2015). UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NO PIBID/QUÍMICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(1), 102–126. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/393

Número

Sección

Artigos Científicos