ENSINO DE SAÚDE NA ESCOLA: BARREIRAS E DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL

Autores/as

  • Vinicius Jardim Oliano Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.
  • Joana Renner Bandeira Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.
  • Leonardo Borges Rodrigues Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.
  • Simone Lara Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2150

Palabras clave:

educação e saúde, sexualidade, alimentação, formação continuada.

Resumen

Essa pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo analisar as barreiras e dificuldades percebidas por professores dos anos iniciais de uma escola pública em um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, sobre a abordagem da temática saúde no contexto escolar. Foram incluídos docentes dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, que responderam um questionário via google forms, constando de seu perfil profissional, e posteriormente participaram de uma entrevista semiestruturada construída pelos pesquisadores, a fim de compreender aspectos do trabalho em saúde na escola e dificuldades percebidas nesse contexto. As percepções dos professores foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Foram incluídos dezesseis (16) professores, sendo a maioria do sexo feminino (87,5%), com média de idade de 47,5±6,90 anos. Cabe destacar que a maioria dos professores apresentavam formação em pedagogia (50%), com pós-graduação (81,3%), carga horária semanal de 40 horas (56,3%). Percebemos que a maioria dos docentes relatou dificuldades em trabalhar temáticas relacionadas à saúde no ambiente escolar, especialmente sobre sexualidade e alimentação saudável, e questões como a falta de formação docente e a falta de apoio junto à família do educando foram algumas das barreiras citadas pelos professores nesse processo. Dessa forma, reforçamos a importância de fomentar ações de formação continuada em saúde nos professores, para que esses encontrem estratégias que melhor se adaptem às suas realidades e contextos.

Biografía del autor/a

Vinicius Jardim Oliano, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.

Professor de Educação Física e Mestrando do PPG: Educação em Ciências - Química da vida e Saúde - UNIPAMPA

Joana Renner Bandeira, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.

Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa Uruguaiana, RS, Brasil.

Leonardo Borges Rodrigues, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.

Acadêmico do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa Uruguaiana, RS, Brasil.

Simone Lara, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, Brasil.

Doutora em educação em ciências, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioterapia/UNIPAMPA.

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Publicado

2023-08-21

Cómo citar

Oliano, V. J., Bandeira, J. R., Rodrigues, L. B., & Lara, S. (2023). ENSINO DE SAÚDE NA ESCOLA: BARREIRAS E DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142150. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2150

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