HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Na atualidade, é importante que os professores assumam um novo papel frente à estrutura educacional. Assim, objetivamos proporcionar um curso de capacitação com temáticas envolvendo comportamentos alimentares e promoção da saúde através da metodologia da problematização e também verificar as percepções de educadores, bem como possíveis contribuições deste estudo para melhorar suas próprias formações enquanto docentes. A pesquisa constou das seguintes etapas: capacitação dos professore, construção da proposta de intervenção e avaliação dos professores sobre as atividades desenvolvidas. Assim, participaram 24 professores de Educação Física e 11 de Ciências. Após discussões entre os docentes, houve uma construção de proposta interdisciplinar com o tema “Vida Saudável”, finalizando com uma “Gincana Nutricional”. Apesar de todos os professores acreditarem ser de fundamental importância o desenvolvimento de cursos de capacitação a fim de melhorar sua formação, grande parte deles (74%) não conhecia a Metodologia. Logo, a estratégia empregada neste estudo fez emergir um projeto interdisciplinar relevante ao contexto escolar, mostrando-se uma forma de capacitação de professores para abordagem dos temas relacionados.
Palavras-chave: capacitação; professores; metodologia da problematização; educação em saúde.