HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Karoline Goulart Lanes
  • Simone Lara
  • Jaqueline Copetti
  • Dário Vinícius Ceccon Lanes
  • Marcelli Evans Telles dos Santos
  • Robson Luiz Puntel
  • Vanderlei Folmer

Resumo

Na atualidade, é importante que os professores assumam um novo papel frente à estrutura educacional. Assim, objetivamos proporcionar um curso de capacitação com temáticas envolvendo comportamentos alimentares e promoção da saúde através da metodologia da problematização e também verificar as percepções de educadores, bem como possíveis contribuições deste estudo para melhorar suas próprias formações enquanto docentes. A pesquisa constou das seguintes etapas: capacitação dos professore, construção da proposta de intervenção e avaliação dos professores sobre as atividades desenvolvidas. Assim, participaram 24 professores de Educação Física e 11 de Ciências. Após discussões entre os docentes, houve uma construção de proposta interdisciplinar com o tema “Vida Saudável”, finalizando com uma “Gincana Nutricional”. Apesar de todos os professores acreditarem ser de fundamental importância o desenvolvimento de cursos de capacitação a fim de melhorar sua formação, grande parte deles (74%) não conhecia a Metodologia. Logo, a estratégia empregada neste estudo fez emergir um projeto interdisciplinar relevante ao contexto escolar, mostrando-se uma forma de capacitação de professores para abordagem dos temas relacionados.

Palavras-chave: capacitação; professores; metodologia da problematização; educação em saúde.

Downloads

Publicado

2014-10-08

Como Citar

Lanes, K. G., Lara, S., Copetti, J., Lanes, D. V. C., dos Santos, M. E. T., Puntel, R. L., & Folmer, V. (2014). HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(1), 136–155. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/334

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>