IMAGEM CORPORAL, MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E ATIVIDADE FÍSICA COMO FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
A proposta deste estudo foi abordar o tema transversal saúde no espaço escolar, através do uso dos temas geradores: percepção da imagem corporal, medidas antropométricas e nível de atividade física de estudantes. Sendo assim, foram incluídas sessenta jovens do sexo feminino, com idades entre 12 e 18 anos, na qual participaram de uma avaliação, constando de mensurações antropométricas como peso, altura, circunferências e dobras cutâneas. O nível de atividade física foi avaliado com o uso de um pedômetro digital e a imagem corporal através da escala da silhueta de Stunkard et al. As estudantes não apresentaram perfil de risco importante para doenças cardiovasculares, no entanto, verificou-se um déficit importante do nível de atividade física praticado. A maior parte da amostra acredita estar “acima do peso ideal”, entretanto suas mensurações antropométricas estão dentro dos limites adequados, o que denota uma distorção na percepção da imagem corporal. Desta forma discussões que envolvam a imagem corporal, em especial a influência negativa que a sociedade e os meios de comunicação em massa exercem sobre as meninas na busca por padrões culturalmente aceitos e desejados, bem como a abordagem acerca dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares se fazem pertinentes no espaço escolar, através do processo de educação para a saúde. Assim abordar o tema saúde através do uso do próprio corpo do estudante e da imagem que o mesmo tem da sua estrutura física pode representar caminhos interessantes para trabalhar saúde dentro da escola, de forma atrativa, motivadora, dinâmica, com fins educativos e de promoção da saúde.