DOUTORADO PROFISSIONAL – DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DOS QUATRO PRIMEIROS CURSOS DA ÁREA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1702Resumo
Neste relato de experiência, buscou-se explicitar as ações em quatro programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado Profissional, de instituições distintas e que se encontram em fase inicial de desenvolvimento. Foram pesquisadas as especificidades do produto educacional, do acompanhamento da prática profissional, do perfil do egresso e a produção intelectual pretendida pelos programas. Entende-se que o doutorado profissional na área de ensino contribuirá para formar um profissional pesquisador capaz de intervir em seu campo de atuação com habilidade em identificar problemas, retomar os passos metodológicos realizados no decorrer do processo de pesquisa, além da possibilidade de ampliar suas ações de inserção social na educação.
Referências
BOMFIM, A. M.; VIEIRA, V.; DECCACHE-MAIA, E. A crítica da crítica dos mestrados profissionais: uma reflexão sobre quais seriam as contradições mais relevantes. Ciência & Educação, v. 24, n. 1, 2018, p. 245-262.
BRANDÃO, M. A.; DECCACHE-MAIA, E.; BOMFIM, A. M. Os desafios da construção de um mestrado profissional: um panorama de sete anos. Polyphonía, v. 24, n. 2, 2013, p. 319-337, 2013.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 389, Brasília, 2017.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área - Ensino, Brasília, 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa de População. Tabelas 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados Acesso em: 02 set. 2020.
IFRJ. Edital de Seleção n. 34 de 2019 - Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - Doutorado Profissional em Ensino de Ciências. Rio de Janeiro: IFRJ, 2019.
IFRJ. Projeto Político Pedagógico do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências. ver consup. Rio de Janeiro: IFRJ, 2018.
MENDES, I. A.; MARQUES, R. M. S. História da Geometria Analítica em Dissertações de Mestrados Profissionais: contribuições para a docência. Revista REAMEC, v. 8, n. 2, p. 185-205, maio-agosto, 2020.
MOREIRA, M. A; RIZZATTI, I. M. Pesquisa em Ensino. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, v. 1, e020007, p. 1-15, 2020.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Os mestrados profissionais em ensino das ciências da natureza no Brasil. Ciência & Educação, v. 21, n. 3, 2015, p. 3-4.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, 2009, p. 66-80.
PEREIRA, M. V.; RÔÇAS, G. “Nunca me sonharam”: os Programas de Pós-Graduação Profissional da Área de Ensino e seus Produtos e Processos Educacionais. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, v.4, n.1, p.1-18, 2020.
REZENDE, F.; OSTERMANN, F. O protagonismo controverso dos mestrados profissionais em ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 21, n. 3, 2015, p. 543-558.
RIZZATTI, I.M.; MENDONÇA, A.P.; MATTOS, F.; RÔÇAS, G.; SILVA, M.A.V.; CAVALCANTI, R.J.S.; OLIVEIRA, R.R. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
RÔÇAS, G.; BOMFIM, A. M. Do embate à construção do conhecimento: a importância do debate científico. Ciência & Educação, v. 24, n. 1, 2018, p. 3-7.
UTFPR. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curso de Doutorado do PPGFCET. 2019. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet Acesso: 20 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edda Curi, Eliane Scheid Gazire, Giselle Rôças, Ivanise Maria Rizzatti, João Amadeus Pereira Alves, Maria Cristina Araújo de Oliveira, Marli Teresinha Quartieri, Robson José de Souza Domingues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).