PROBLEMATIZANDO E DESAFIANDO EM MATEMÁTICA PARA DESENVOLVER CARACTERÍSTICAS CRIATIVAS NOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Viviane Raquel Backendorf UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri UNIVATES
  • Ieda Maria Giongo UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES
  • Cristiane Antônia Hauschild UNIVATES
  • Rosana Zanon UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.543

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Ensino de Ciências Exatas, Matemática.

Resumo

O presente artigo apresenta as ações e resultados da pesquisa “Despertando a vocação científica em um grupo de estudantes da Escola Básica do Vale do Taquari”, realizada com alunos do Ensino Fundamental, em parceira com um Centro Universitário, localizado no sul do Brasil, no ano de 2014. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi desenvolvida em duas escolas públicas localizadas no interior do Rio Grande do Sul, com alunos do 5º e do 9º ano. Pretende-se aqui descrever e discutir as diferentes atividades desenvolvidas por esses alunos que tiveram por objetivo despertar o gosto pelas ciências exatas, em especial a matemática. Foram desenvolvidas duas ações, uma relacionada com a resolução e discussão de desafios lógico-matemáticos em sala de aula e outra com vistas à apresentação destes resultados na Feira de Ciências. Os resultados apontaram que as atividades lógico-matemáticas: a) despertaram interesse e criatividade na busca por diferentes estratégias de solução; b) foram relevantes para os alunos discutir de forma colaborativa as questões; c) fomentaram o uso da calculadora; d) promoveram a construção do conceito de escala; e) possibilitaram aos alunos momentos para desenvolver habilidades comunicativas. Entende-se, ainda, que os resultados evidenciaram a possibilidade de aproximação da escola com a Academia.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)