A CALCULADORA HP EM DISCIPLINAS DE CÁLCULO: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.750Palavras-chave:
calculadora HP 50G, tutoriais, ensino de engenhariaResumo
Hoje, o uso de recursos tecnológicos é compreendido como atividade corriqueira, tanto no processo de ensino da Matemática quanto nas atividades profissionais dos engenheiros. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo apresentar as concepções de sessenta e nove alunos, estudantes de engenharia que participaram de avaliações referentes a uma proposta de atividades para calcular derivadas e integrais, utilizando a calculadora gráfica HP 50G. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados após o desenvolvimento de atividades em aulas de Cálculo I, Cálculo II e uma oficina, por meio de um questionário que continha quatro questões. A análise dos dados seguiu os passos da análise textual discursiva. As respostas obtidas foram analisadas e delas emergiram duas categorias: potencialidade da calculadora na resolução de derivadas e integrais e melhorias a serem implementadas nos tutoriais. Os alunos mencionaram que a calculadora apresenta diferentes possibilidades e potencialidades, tais como: agilidade, facilidade, precisão, menor complexidade nos cálculos, estímulo ao interesse, estabelecimento de relações entre a calculadora gráfica e a vida profissional do engenheiro. Como sugestão de melhorias, os discentes propuseram a inclusão de situações-problema do cotidiano dos engenheiros e a exploração das diversas funcionalidades do recurso digital.
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Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477

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