NARRATIVAS EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Sheila rafaela Souza
  • Giselle Rôças

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1394

Palavras-chave:

Narrativa, Terrário, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental I

Resumo

 

O relato de experiência em questão apresenta uma proposta pedagógica de utilização de narrativas como ferramenta para a construção de conceitos científicos em uma turma de 2º ano do ensino fundamental I. São apresentadas uma narrativa e uma atividade que envolve a construção de um terrário fechado para ser analisado durante um mês. O objetivo da atividade era trabalhar os conceitos de ecossistema e meio ambiente apresentados no livro didático, utilizando a narrativa como forma de aproximação entre o conceito científico e a linguagem das crianças. Na metodologia, foi utilizado um estudo de campo fazendo uma análise qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida de forma participativa. Percebeu-se com a pesquisa que a utilização de narrativas no Ensino de Ciências contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem. Percebeu-se também que a turma ficou muito envolvida com a atividade de construção do terrário e que a narrativa contribuiu para o a construção do processo investigativo em ciências.


Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)