NARRATIVAS EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO COM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1394Palavras-chave:
Narrativa, Terrário, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental IResumo
O relato de experiência em questão apresenta uma proposta pedagógica de utilização de narrativas como ferramenta para a construção de conceitos científicos em uma turma de 2º ano do ensino fundamental I. São apresentadas uma narrativa e uma atividade que envolve a construção de um terrário fechado para ser analisado durante um mês. O objetivo da atividade era trabalhar os conceitos de ecossistema e meio ambiente apresentados no livro didático, utilizando a narrativa como forma de aproximação entre o conceito científico e a linguagem das crianças. Na metodologia, foi utilizado um estudo de campo fazendo uma análise qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida de forma participativa. Percebeu-se com a pesquisa que a utilização de narrativas no Ensino de Ciências contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem. Percebeu-se também que a turma ficou muito envolvida com a atividade de construção do terrário e que a narrativa contribuiu para o a construção do processo investigativo em ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sheila rafaela Souza, Giselle Rôças

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).