O ESTADO DA ARTE SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2562

Palavras-chave:

estado da arte, aprendizagem colaborativa, ensino de ciências

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo realizar um estado da arte em artigos, dissertações e teses sobre aprendizagem colaborativa aplicada ao ensino de ciências, publicados em língua portuguesa, com foco no ensino médio. Para tal, fizemos uso do BUSCAd, um buscador acadêmico em forma de planilha com diferentes funcionalidades para realizar uma revisão bibliográfica a partir do refinamento dos dados resultantes de buscas em bases de dados acadêmicas. Inicialmente, identificamos 205 produções, das quais triamos 35, e reduzindo para 18 após seleção final: 3 artigos, 11 dissertações e 4 teses. Ainda que as produções valorizem o engajamento e a participação dos estudantes, nenhuma produção fez alusão à criação de material didático por parte dos alunos, muito embora houvéssemos identificado a participação deles em outras produções de materiais e/ou protótipos. Este achado da revisão indica a necessidade de fomentar a criação e construção colaborativa de materiais didáticos de ensino de ciências pelos alunos.

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

Almeida, R. dos S., Alves, T., Pereira, M. V. da S., & Rôças, G. (2024). O ESTADO DA ARTE SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152562. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2562

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