MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • José Isnaldo de Lima Barbosa Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.510

Palavras-chave:

Teoria das Representações Sociais, estado do conhecimento, ensino de ciências e matemática.

Resumo

A Teoria das Representações Sociais surgiu em 1961, chegou ao Brasil em 1982, e desde então tem avançado significativamente, sendo utilizada em várias áreas do conhecimento, assumiu um papel marcante também na área educacional. Dessa forma, é objetivo deste artigo fazer um mapeamento das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, cuja área básica é o Ensino de Ciências e Matemática, e que utilizaram como fundamentação teórica a Teoria das Representações Sociais, evidenciando os grupos sociais que são sujeitos dessas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa documental, e que levanta o “estado do conhecimento” de duas teses e 36 dissertações, defendidas em dez programas dos 37 existentes na área básica de Ensino de Ciências e Matemática, tendo como delimitação os mestrados acadêmicos e doutorados. A coleta dos dados efetuou-se em dezembro de 2014, e teve como local as bibliotecas virtuais dos referidos programas, estes elementos foram analisados de acordo com algumas categorias estabelecidas após a leitura dos resumos dos trabalhos, e os resultados apontam que a Teoria das Representações Sociais vem sendo utilizada como arcabouço teórico em vários grupos de pesquisa, estabelecidos em programas de pós-graduação dessa área, por quase todo o Brasil. Quanto aos sujeitos envolvidos nestas pesquisas, foram detectados três grupos, que são: estudantes do ensino fundamental e médio, professores que estão em plena atividade, distribuídos desde os anos iniciais até o ensino superior, e licenciandos das Ciências e Matemática.

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Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos Científicos